MPF destaca importância da campanha Viva o Velho Chico Vivo

Foz do rio São Francisco (AL/SE) (Foto: Zig Koch/ANA))

O Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco é nesta quarta-feira (3) e todo os anos o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza a campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico que tem seu ápice nesta data. Neste ano, a unidade do Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe apoia a iniciativa com postagens no site e nos perfis institucionais de redes sociais.

O tema é Viva o Velho Chico Vivo!. Apesar de um rio cheio devido às fortes chuvas ocorridas no fim do ano passado e no início deste, ainda tem que enfrentar o desafio da pandemia do coronavírus. Na situação atual, falar sobre a preservação e o cuidado com o Rio São Francisco serve como ponto de partida para um diálogo sobre a vida e a saúde das pessoas.

Então, o comitê busca não somente mostrar a importância da preservação do Rio São Francisco e do meio ambiente, como também está colaborando com a prevenção da disseminação da covid-19 por meio da informação.

Este ano, a campanha é dedicada também aos trabalhadores dos serviços essenciais, que estão na linha de frente na luta contra a pandemia, trabalhando para que as demais pessoas possam ficar em casa e com o intuito de buscar sair mais rapidamente desta catástrofe que atingiu todo o planeta.

A campanha Eu Viro Carranca pra Defender o Velho Chico joga luz sobre os graves problemas enfrentados pelo Rio São Francisco e sua bacia hidrográfica e para a necessária e urgente revitalização dessa entidade de integração nacional que alimenta a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem de suas águas.

Lançada em 2014, a campanha tem a carranca como símbolo e o objetivo de divulgar o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, celebrado em 3 de junho. A data foi instituída pelo CBHSF para conscientizar as pessoas sobre a preservação do rio e mobilizar todos e todas pelo uso responsável dos seus recursos hídricos. A celebração próxima ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é uma estratégia que coloca o Velho Chico em definitivo no calendário brasileiro de eventos.

*Com informações da Ascom-CBHSF

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais