MP’s destinam para Sergipe equipamentos para medir agrotóxicos

O equipamento é utilizado para analisar agrotóxicos em alimentos, água e solos. (Foto: Pixabay)

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Sergipe (MPSE) e Justiça do Trabalho destinaram ao Estado de Sergipe R$ 906 mil para aquisição de um Cromatógrafo. O equipamento é utilizado para analisar agrotóxicos em alimentos, água e solos. Além disso, foram destinados recursos para aquisição de centrífuga, triturador, freezer, dentre outros.

O objetivo dos MPs é fortalecer a capacidade do Estado em atender a segurança do trabalhador rural e a alimentar, bem como prevenir possíveis danos à saúde da população.

Com o cromatógrafo é possível identificar e quantificar mais de 270 princípios ativos em agrotóxicos, voláteis e não voláteis, em diversos tipos de amostras. Por ser um equipamento de alta tecnologia, a instalação e treinamento dependem exclusivamente de técnicos habilitados pela empresa multinacional fornecedora. A expectativa é que até o mês de julho, as etapas de instalação e treinamento sejam concluídas.

Segundo a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, as análises serão iniciadas pelos produtos agrícolas. “Através do equipamento, vamos iniciar a implantação e validação das metodologias de análises em produtos agrícolas em que há uma incidência maior de agrotóxicos no estado de Sergipe. A realização de um programa estadual de monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos é imprescindível para que sejam desenvolvidas as ações dos órgãos de fiscalização, com foco na prevenção e controle dos riscos à saúde humana, decorrentes do consumo de alimentos possivelmente contaminados”, explica.

Outros estados já utilizam o cromatógrafo para analisar agrotóxicos em alimentos, água e solos, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Pernambuco. Na Região Nordeste poucos estados possuem o equipamento.

Para a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, “é uma enorme felicidade a aquisição no estado de Sergipe do aparelho cromatógrafo. Sei da importância que vai ser para o nosso estado, onde nós teremos como mensurar e diminuir os índices de agrotóxicos, de poluição no nosso solo e na nossa água. Isso significa saúde, cuidar do meio ambiente e de questões que são de extrema importância para o nosso estado, Brasil e mundo. Que esse aparelho tenha muito sucesso aqui no nosso estado e cuide de toda a nossa população”.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, faz questão de destacar a importância da destinação do cromatógrafo para o estado de Sergipe. “A somação de esforços entre Ministérios Públicos, Justiça do Trabalho, ITPS e governo do estado, colocou Sergipe na vanguarda tecnológica da análise de resíduos de agrotóxicos em água, solo e alimentos. Por meio da aquisição do equipamento, o Estado de Sergipe passou a ter uma infraestrutura tecnológica de ponta para realizar, de maneira célere e segura, esse tipo de análise e dar suporte para à aquisição e o uso de agrotóxicos em Sergipe de forma segura para o agricultor e para a população que consome os alimentos. Essas análises também vão permitir que o Estado monitore o uso desses produtos químicos e trace ações para melhoria da qualidade dos alimentos, assim como para a proteção da saúde dos trabalhadores e demais camadas da população”, ressalta.

Agrotóxico

São muitos os prejuízos causados pelo uso excessivo dos agrotóxicos e as consequências para a saúde humana, a vida animal e o meio ambiente são incalculáveis. Os impactos vão desde a alteração da composição do solo, passando pela contaminação da água e do ar, podendo interferir nos organismos vivos terrestres e aquáticos, alterando a morfologia e função dentro do ecossistema.

Fonte: Ascom/MPT

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais