Mulheres do Motu fazem curso de corte e costura

Mais de mil pessoas já foram qualificadas por convênio (Fotos: Edinah Mary/Seides)
Integrantes do Movimento de Trabalhadores Urbanos (Motu) iniciaram na última quinta-feira, 2, um curso profissionalizante de corte e costura oferecido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através de um contrato com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O curso é ministrado no galpão do bairro Siqueira Campos, onde as famílias do movimento estão instaladas provisoriamente.

A contratação dos serviços ofertados pelo Senac tem o objetivo qualificar profissionalmente 5.540 pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. O convênio firmado entre a Seides e o Senac inicia a edição 2010 do Projeto Inclusão Produtiva através da Qualificação Profissional.

Mulheres têm aula no galpão onde as famílias estão instaladas
Até o momento, 1.085 pessoas foram qualificadas. Destas, 705 foram qualificadas na área de informática, através de um contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e 380 com Senac.

Para a secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, a qualificação profissional é diretriz do Governo no sentido de incluir a população de baixa renda. “Queremos qualificar essas mulheres para que elas tenham uma independência financeira e possam ajudar no sustento de suas famílias. Garantir os direitos e a renda do cidadão sergipano é o um dos compromissos da minha pasta”, afirma Luci.

Metodologia

A tuma é composta por 20 alunas e a forma de monitoramento será através do trabalho prático, ou seja, a estudante será avaliada durante todas as aulas. Também farão uma prova prática e o conceito mínimo para aprovação é 6,0. A aluna que faltar três vezes, sem justificativa, será suspensa automaticamente. O curso básico de corte e costura terá duração de dois meses e será realizado de segunda a sexta com duração de quatro horas por dia. Ao final do curso, todos receberão certificados.

Outros cursos

A Seides também oferta oficinas de preparação de bolos e tortas, doces e salgados, além de textura de paredes, manicura e pedicuro, manipulação de alimentos e instalador elétrico, dentre outros.

Com informações da Seides

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais