“Musicalidade”, por Rubens Lisboa

0

Olá, internautas!

 

A partir de hoje, estarei aqui na InfoNet, todas as segundas-feiras, trazendo para vocês, com o maior prazer, os lançamentos do mercado de CD’s e DVD’s e informando sobre as novidades musicais no Brasil e, particularmente, em Sergipe.

 

Vamos a eles!

 

Lançamentos

 

Cantores: NANA, DORI e DANILO CAYMMI

CD: “PARA CAYMMI – 90 ANOS (Ao Vivo)”

Gravadora: WEA

 

Para comemorar as nove décadas de vida do grande compositor Dorival Caymmi, uma das poucas figuras que conseguiu se transformar, no Brasil, em lenda ainda vivo, os seus três filhos Nana, Dori e Danilo se reuniram e lançaram, no começo deste ano, um CD gravado em estúdio, contendo, em quatorze faixas, vinte sambas do talentoso pai. É a única diferença entre aquele disco e o CD que acaba de chegar às lojas. Este é agora um registro ao vivo do show realizado no final de abril, no Canecão, e embora possua igual número de faixas, metade delas não constam do projeto inicial, sendo justamente elas as que fogem do gênero que dominou o primeiro trabalho.

 

Nana é inegavelmente uma das melhores cantoras do Brasil. Dona de um timbre especialíssimo, derrapa por vezes nas respirações, mas o seu vigor interpretativo compensa qualquer deslize. Em 2002, ela já tinha lançado um disco onde revisitava a obra de Caymmi, o belíssimo “O mar e o tempo”, no qual recriou com maestria canções como “Não tem solução” e “Você não sabe amar”. No recém lançado CD ao vivo, são sublimes os seus registros para “Morena do mar” e “Adeus”. Dori é mais conhecido no exterior e trabalha mais como arranjador e compositor, porém de vez em quando tem lançado CDs temáticos, como os ótimos “Influências” e “Contemporâneos”. Já Danilo com sua voz grave tem freqüentado razoavelmente as paradas de sucesso nos últimos anos, ao tempo em que alterna bons discos (o recente “O patriota”) com outros sofríveis (“Eu, você, nós dois”).

 

Mas a verdade é que os três funcionam muito bem juntos. E melhor ainda quando estão no palco. O CD ao vivo tem mais vigor que o de estúdio e serve para relembrar o trabalho do mestre Caymmi. É uma homenagem feita em família, mas que emociona pela verdade impressa em cada nota tocada e cantada. É, esses baianos são mesmo arretados!

 

Novidades

 

* Oficialmente desligado da gravadora Sony Music, o mineiro João Bosco chegou a negociar com a Biscoito Fino, mas terminou assinando contrato com a Trama. Cada vez mais próxima da fina linhagem da MPB, a gravadora dirigida por João Marcelo Bôscoli acaba de contratar também a baiana Gal Costa que anda pulando de galho em galho feito macaco doido. Já a carioquíssima Beth Carvalho chegou a um acordo com a Indie Records, por onde deverá lançar CD ao vivo, no qual reunirá sucessos e algumas inéditas. Zizi Possi, por sua vez, anuncia que ainda não fechou de fato com a EMI, mas a gente sabe que isso é só uma questão de tempo, coisa que rola para valorizar o passe…

 

* Enquanto os Titãs começam a trabalhar em cima das músicas que comporão o repertório do próximo disco, o eterno Rei Roberto Carlos já grava o CD anual (que sempre sai em dezembro) no seu estúdio caseiro, localizado no Bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Está tão empolgado que anda alardeando aos quatro ventos que esse vai ser o seu melhor trabalho. Trata-se de um projeto de intérprete, já que dele deverá constar apenas uma canção sua, uma inédita parceria com o eterno amigo Erasmo Carlos.

 

* A cantora Bebel Gilberto, filha de João Gilberto e Miúcha e, conseqüentemente, sobrinha de Chico Buarque, reafirmou seu prestígio no exterior ao vencer, há quinze dias, o conceituado prêmio britânico MOBO (Music of Black Origin) na categoria World Music, derrotando concorrentes do porte de Cesária Évora e Angelique Kidjo.

 

Álbum Atemporal

 

Um disco inesquecível que não pode faltar em qualquer “cedeteca” que se preze é “Ângela Maria & Cauby Peixoto – Ao Vivo”, lançado pela BMG em 1993. Então em plena forma vocal, ambos dão uma verdadeira aula de música em canções como “Nem eu”, “Bastidores”, “Babalu” e “Codinome Beija-Flor”. E o melhor: o CD permanece em catálogo! Portanto, se ainda não o possui, corra para garantir o seu!

 

Críticas e sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail rubens@infonet.com.br.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais