Nebulosidade e chuvas moderadas marcam a chegada do período chuvoso

0

O Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh) informa que as chuvas que estão caindo no Estado são típicas do período chuvoso, iniciado neste mês de abril e com duração até agosto. Os registros indicaram ainda que apesar da presença da frente fria, associada por instabilidades marítimas, as chuvas são de características moderadas e não provocarão os mesmos transtornos que ocorreram  em todo o Estado de Sergipe no mês passado, acompanhado por desmoronamento e alagamento a longo prazo.

De acordo com o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, apesar das chuvas serem do tipo moderadas elas acompanham todas as características de índices pluviométricos do período. “O mês de maio é o mais expressivo de todo o período da estação chuvosa. Ainda assim, deve chover até findar o período chuvoso cerca de  30% a 40%  acima da média. Há uma possibilidade muito remota para ocorrências de trovões e descargas elétricas, apesar do estado de  frente fria por irregularidades marítimas”, explicou.

Overland Amaral
Overland atribuiu a  potência da precipitação as chuvas que caíram nos últimos dois dias na capital e que deixaram ruas e avenidas em baixo d’água e  canais transbordando. “Mas associo essa  problemática, a ausência  de  mudanças de comportamento de parte da população. É importante que a população conserve os canais limpos, longe de serem transportes  de sofás, pneus e tudo quanto quiserem jogar canal a abaixo. O  lixo deve ser jogado no lixo e não nas  margens de rios e canais. Não há como os bueiros não entupirem e todo o fluxo de água das chuvas  voltarem  devido ao bloqueio do escoamento”, avalia o meteorologista da Semarh.

O clima ficará marcado até que termine o ciclo chuvoso por características de chuvas moderadas a freqüentes  e  com nebulosidade.  Para quem quiser acompanhar todos os dias o movimento do clima nesse período basta acessar o seguinte endereço eletrônico.

Comentários