No Dia Mundial Sem Carro as ruas do centro são só dos pedestres

Ruas sem trânsito esse será o cenário até o início da noite
O Dia Mundial Sem Carro, nesta terça-feira, 22, é comemorado com vasta programação na capital sergipana. Nas primeiras horas da manhã o trânsito de veículos foi fechado na Praça General Valadão, travessa Baltazar Góes (Rua Itabaianinha até a Avenida Rio Branco), Travessa Hélio Ribeiro (Avenida Rio Branco), Rua José do Prado Franco com Santa Rosa e Beco dos Cocos.

As ruas foram liberadas apenas para pedestres e ciclistas e será assim até as 18h. Para o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Antônio Samarone, o Dia Mundial Sem Carro devolve para a população o direito ao espaço público. “O que chama a atenção é que a população apoiou essa iniciativa. As pessoas inclusive estão perguntando se vai ficar permanente. Nós sabemos que para fazer mais alterações a prefeitura tem que oferecer um transporte de qualidade e isso já está sendo feito com a nova aquisição da frota do transporte coletivo”, destacou Samarone.

População invade as ruas no dia mundial sem carro
A engenheira Iraci Ribeiro disse que esta é uma excelente iniciativa. “Fiquei surpresa porque ao sair de casa não estava sabendo dessa ação e me deparei com a via fechada. Parei meu carro para conferir e achei muito interessante e curiosa essa idéia porque incentiva a todos”, falou.

A aposentada Euza Ramos dos Santos, destacou o Dia Mundial Sem Carro como incentivo para a saúde. “Essa idéia é muito importante porque incentiva que as pessoas deixem seu carro em casa e possam andar de bicicleta ou até mesmo a pé. Sair de casa cedo e vim para a praça fazer atividade física”, ressalta.

Iniciativa

A programação envolverá iniciativa privada, terceiro setor e diversas secretarias, que promovem atividades voltadas às áreas de cidadania, saúde, meio ambiente, transporte, cultura, esporte e lazer. Estão previstas durante o dia as participações da Orquestra Sanfônica, grupos folclóricos, de teatro e de tai chi chuan, malabaristas, grafitagem e danças circulares; exposições, oficinas, palestras e a inauguração de bicicletários nas praças General Valadão e Fausto Cardoso.

O superintendente da SMTT, Antônio Samarone
Ainda na programação está previsto a realização do Desafio Intermodal, às 18h, com saída da Praça General Valadão e chegada no Mirante da 13 de Julho. Percorrerão essa mesma distância um condutor de carro, moto, ônibus, bicicleta e um pedestre. Também a partir desta terça-feira vai ser inaugurado dois bicicletários no Centro, cada um com 20 vagas, que ficarão em antigos estacionamentos de carros, sendo um na General Valadão e a outro na praça Fausto Cardoso.

Confira a Programação completa:

22 de setembro

7 às 18h – Dia Mundial sem Carro – projeto ‘Vagas vivas, praça viva, ruas vivas” (espaço de arte, cultura, esporte, lazer, educação ambiental, educação para o trânsito e cidadania)
Local: Praça General Valadão, rua José do Prado Franco e travessas Baltazar Goes, Dr. Hélio Ribeiro e Afonso Fonseca
17h – Inauguração de bicicletários
Local: Praças General Valadão e Fausto Cardoso
18h – Desafio Intermodal
Local: da praça General Valadão (saída) até o mirante da 13 de Julho (chegada)

23 a 25 de setembro

8 às 18h – Projeto ‘Vagas vivas, praça viva, ruas vivas” (espaço de arte, cultura, esporte, lazer, educação ambiental, educação para o trânsito e cidadania)
Local: Praça General Valadão

25 de setembro

17h – Lançamento do Pacto pela Paz no Trânsito ‘Conviver é preciso”
18h – Show de encerramento da Semana Nacional do Trânsito (participação de artistas que apóiam o Pacto pela Paz no Trânsito ‘Conviver é preciso”

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais