Notários e registradores se reúnem em Sergipe

0

Evento foi aberto na manhã desta sexta-feira, 28
Está sendo realizado por toda esta sexta-feira, 28, no Hotel Mercury, o Encontro Descentralizado da Associação dos Notários e Registradores de Sergipe (Anoreg/SE). Entre os palestrantes, o presidente da Anoreg Brasil, Rogério Portugal Bacellar, que abordou a constante modernização dos cartórios e especialmente a certificação digital, através desse serviço é possível fazer a troca de documentos de cartório pela Internet, proporcionando agilidade e economia de tempo ao cidadão.

Com a certificação digital o cidadão que precisa de determinado documento registrado em outra cidade, não precisa se deslocar, agilizando as transações. Os documentos

são entregues em um CD-ROM ou em qualquer outro tipo de mídia como pen drive ao cidadão, que pode imprimir quantas cópias necessitar, com a comodidade de enviar materiais,
Rogério Bacellar, presidente nacional da Anoreg
inclusive de um país para outro, por e-mail em pouco.

“Os cartórios 24h já estão disponíveis em todo o país, inclusive em Sergipe os serviços já estão funcionando, visando facilitar o atendimento ao cidadão”, destaca o presidente da Anoreg no Brasil, Rogério Bacellar acrescentando que o sistema permite a emissão de todas as modalidades de certidões, além de escrituras e registros, em cartórios que façam parte do programa.

Defesa

O presidente da Anoreg disse ainda que a entidade tem atuado basicamente na defesa dos notários e registros. “Muitas vezes somos incompreendidos. Muitos não entendem porque entramos com ações e lutamos, a exemplo

D. Dolores Fonseca recebe troféu
de quando o Tribunal de Justiça cria cartórios por resoluções e não por leis. O Poder Judiciário faz as besteiras e o próprio Poder Judiciário corrige”, entende Bacellar.

Premiação

Na ocasião, a presidente da Anoreg Sergipe, Estelita Nunes Oliveira, homenageou alguns responsáveis por cartórios no Estado. Entre as pessoas que receberam o prêmio Antônio Souza de Jesus, como o notário mais antigo e d. Dolores, Fonseca, esposa do ex-deputado federal Cleonâncio Fonseca.

Patrimônio Mundial

Maíra Nascimento faz campanha em prol da Praça São Francisco
Na abertura do evento, foi exibido um vídeo sobre a candidatura da Praça São Francisco, localizada no município de São Cristóvão, a Patrimônio da União. Após a exibição, a coordenadora dos trabalhos no município, Maíra Nascimento, solicitou a adesão dos participantes, junto à campanha visando fazer com que a Praça São Francisco seja eleita.

“Vamos lutar juntos para que a Praça São Francisco possa ser eleita patrimônio cultural da humanidade”, enfatiza Maíra Nascimento ressaltando que para participar da Campanha Pró-candidatura a Patrimônio Histórico, basta acessar o site  e clicar no link Apoio [Meu apoio vai entrar para a história], colocar nome e e-mail no abaixo assinado eletrônico.

Por Aldaci de Souza

 

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais