Notícias do 11/9

InfoNet Notícias INTERNACIONAL

RESUMO

Sergipana residente em NY faz contato
Manhã
(dia 12) Nem a prodigiosa imaginação dos roteiristas hollywoodianos, nem a fértil fantasia de qualquer anti-am
ericanista no mundo inteiro, poderia prever o que aconteceu nessa terça-feira em New York e em Washington. Um massivo ataque terrorista pôs abaixo o símbolo americano da prosperidade, o World Trade Center, na Big Apple e parte do símbolo da supremacia militar, o Pentágono. Quatro aviões de carreira foram sequestrados logo pela manhã e usados para destruir os prédios. Impensável, claro! O atentado deixou o mundo inteiro pasmado e aterrorizado. Se a Nação mais desenvolvida do mundo ficou inerte diante de ataques suicidas, imagine-se o que poderia acontecer com outros países. Realmente, nunca se viu nada igual ao que aconteceu nessa terça-feira, nos Estados Unidos. A história do Planeta mudou diante desses atos. Se o mundo palestino comemorou o massacre, todo o mundo ocidental e até os líderes do mundo oriental, manifestaram repúdio pelos atentados.
ARACAJU – Indiretamente, um atentado dessa espécie chegou até mesmo a Aracaju. Uma sergipana que mora em Nova York, a poucos blocos do World Trade Center, era a preocupação de todos. Siomara Madureira nada sofreu e chegou mesmo a telefonar para os amigos e passar mensagens para veículos televisivos da cidade. Há outros sergipanos por lá, mas nenhum deles parece ter sido atingido pelos atentados. Como os vôos para os Estados Unidos estão suspensos em todo o mundo, aqueles que tinham viagem marcada para lá, não sabem quando isto vai ocorrer. Ninguém sabe informar ainda o número total de mortos nos atentados, mas certamente a estatística vai bater nos milhares. O Mundo muda a partir dessa terça-feira, dia 11, como declarou o Ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer.

Foto: CNN

Ataque terrorista aos Estados Unidos
Tarde (dia 11)O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou que o ataque sofrerá retaliação. O presidente da Autoridade Nacional Palestina – OLP -, Yasser Arafat, apresentou condolências ao presidente Bush e ao povo norte-americano, mostrando-se chocado e contrário ao atentado. O ataque fez com que o World Trade Center desabasse matando e ferindo um número ainda não divulgado de pessoas.
World Trade Center – Um complexo de sete prédios comerciais, criado por Minoru Yamasaki, tinha as duas torres gêmeas como as mais famosas. O complexo já havia sido alvo de um atentado terrorista em 1993, por um carro-bomba que destruiu três andares do prédio.
Aviões – Ao todo, oito aviões foram sequestrados nessa terça-feira nos Estados Unidos. Além dos dois que colidiram com o World Trade Center, um outro se chocou com o setor de inteligência do Pentágono Norte-Americano. Oficialmente, os outros cinco aviões permanecem sem destino. Ainda não foi estimado o número total de mortos e feridos.
FHC e Lafer – O presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso e o Ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, mostraram solidariedade e apoio brasileiro aos EUA, e condenaram o terrorismo. O ministro declarou, em entrevista à TV Globo, que esse fato também demonstrou a necessidade de que haja uma grande mudança no funcionamento das relações internacionais.
Economia – Resumindo: abalada. As principais bolsas de valores de todo o mundo suspenderam as negociações; a cotação do dólar está oscilante; além de outros setores também abalados.
Contatos – Pessoas que desejam se comunicar com parentes nos Estados Unidos, a Embratel disponibilizou, devido ao congestionamento das linhas, o telefone 0800 703 21 11.
GERAL – Todos os vôos que se dirigiam à Nova York foram transferidos para o Canadá. Todo o sistema de transporte parou. Os Estados Unidos disponibilizaram 30 caças, com ordem para abaterem qualquer avião que fuja à ordem de tráfego na área.

Manhã (dia 11) Estados Unidos em chamas… Dois aviões bateram na parte superior do maior prédio de Nova York, na manhã dessa terça-feira. As informações ainda estão desencontradas, mas a suspeita é de ataque terrorista. Uma explosão colocou abaixo as torres gêmeas da Torre de World Trade Center. O FBI, polícia federal dos Estados Unidos, diz que um dos aviões era um Boeing 767 da companhia American Airlines, que havia sido seqüestrado em Boston, no estado de Massachusetts, com passageiros a bordo. Os prédios, de 110 andares, concentram centenas de escritórios. Não há informações precisas sobre mortos ou feridos. Há especulações de início da 3ª Guerra Mundial.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais