Novas manchas de óleo aparecem no Litoral Norte de Sergipe

Substância é observada pela equipe de monitoramento (Fotos: Adema)

Novas manchas da substância oleosa, cuja origem ainda é desconhecida, começaram a surgir no Litoral Norte de Sergipe nesta segunda-feira, 11. A informação foi confirmada pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), que mobilizou uma equipe e está na região com a presença do próprio diretor-presidente Gilvan Dias.

Vestígios na região do Porto na Barra dos Coqueiros

O grupo recebeu informações da ocorrência de vestígios da substância oleosa entre a região do Porto e o município de Pirambu e também na Coroa do Meio, em Aracaju. Logo cedo, houve notificação da Fundação Pró Tamar e as equipes já se deslocaram e continuam na região.

Espírito Santo

As manchas de óleo já atingem dez estados brasileiros. Além de todos os nove da região Nordeste, o óleo atingiu, neste fim de semana, cinco localidades no estado do Espírito Santo.

Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram encontrados vestígios esparsos da substância oleosa em Barra Nova, Guriri e nas Praias de Urussuquara.

Desde que a substância apareceu no Nordeste, o Ibama já detectou 96 animais mortos, entre os 133 afetados pelo óleo. O maior número está na Bahia: dos 53 animais afetados, 36 morreram. Em Sergipe, 18 animais foram atingidos e 14 não sobreviveram, entre tartarugas marinhas, aves e peixes.

por Cassia Santana

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais