Novas regras do Contran permitem utilização de GPS

De acordo com novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Resolução 242/07, fica permitida a utilização de equipamento de navegação com dispositivo GPS para todos os veículos, com instalação definitiva ou permanente, situação que era proibida anteriormente pela Resolução 190/06.

O dispositivo é muito utilizado em grandes metrópoles e serve para auxiliar o motorista ao se deslocar pelas ruas e avenidas. Isso porque é apresentado por completo o mapa da cidade no visor, facilitando o deslocamento e localização do veículo dentro da malha viária, além de orientar sobre as condições da via, através de imagens e símbolos.

De acordo com a Resolução 242/07, continua proibida a instalação de aparelhos de reprodução de imagens para entretenimento, como DVD”s, exceto nos casos em que o equipamento, instalado na parte dianteira do veículo, possua mecanismo automático que o torne inoperante ou que seja capaz de substituir a imagem por áudio quando o veículo estiver em movimento ou quando o aparelho estiver instalado de forma que apenas os ocupantes dos bancos traseiros possuam visualizar as imagens.

A penalidade para quem descumprir as regras é de multa no valor de R$ 127,69, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo para regularização, conforme artigo 230, inciso XII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais