Número de homicídios teve queda de 61,6% no primeiro semestre

Junho de 2023 teve o menor número na série histórica (Fotos: SSP)

O número de homicídios em Sergipe teve uma queda de 61,6%, em comparação entre o primeiro semestre de 2016 e o de 2023. Segundo dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEAcrim), divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, nesta sexta-feira, 07, no primeiro semestre de 2016 foram registrados 622 homicídios, enquanto no mesmo período de 2023, ocorreram 239 crimes.

O comparativo com o ano 2016 ocorre, pois foi o período em que Sergipe registrou a maior taxa de homicídios, o que indica que junho deste ano teve a menor média de homicídios nos últimos oito anos. Mas em comparativo histórico, o número de homicídios no semestre é o menor desde 2005, quando foram registrados 234 homicídios.

O diretor da CEACrim, Sidney Teles, destacou o marco conquistado no mês de junho. “Em junho foram 27 homicídios, é o menor número da série histórica. O trabalho que nós fazemos diariamente é estudos sobre esses dados. A redução é gradativa e a cada ano a gente vem reduzindo, nos aprimorando a cada ano para que continuemos reduzindo cada vez mais”, destacou.

Interior

Ainda de acordo com os dados, no interior do estado, a redução do número de homicídios foi de 21,3%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Uma vez que o primeiro semestre de 2022 obteve 150 casos e o de 2023 teve 118. Na capital, aconteceram 52 homicídios no primeiro semestre de 2022 e 45 no mesmo período de 2023, que significa uma redução de 13,5%.

“Hoje temos equipes de plantão e de prontidão para que a gente possa atender a todas as cenas de crime. As equipes colhem as informações, o que possibilita a colheita de informações, o que aumenta o número de prisões e evita novos crimes”, diz a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracaju, Juliana Alcoforado.

Por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos
com informações da SSP

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais