O PIB cresce, mas não nas estatísticas oficiais

Aliás, bem que o autor destas mal traçadas linhas gostaria de saber onde o governador João Alves retirou a informação de que o PIB de Sergipe cresceu mais do dobro do PIB Nacional de 2003 a 2005.

Quem tiver a curiosidade de acessar o
site do IBGE vai descobrir que o último PIB estadual foi o de 2003. De lá para cá não há dados disponíveis. Por outro lado, a Assessoria do Governador João Alves apressa-se a condenar informações dizendo que vai haver cobrança de pedágio na ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros.

Foi, todavia, o próprio Secretário de Infra-Estrutura, sr. Luiz Durval, que deu a informação ao anunciar que a praça do pedágio só ficaria pronta em 6 meses. “Não se vai cobrar pedágio porque a obra foi construída com dinheiro público”, diz o desmentido.

A não ser obras particulares, todas as obras são feitas com dinheiro público. E muitas delas cobram pedágio como meio até de se manter a obra…

O último IDH é de 2000

Há uma outra informação sempre vinculada pelo governador João Alves Filho que o escriba gostaria imensamente de ver confirmada. É aquela do IDH. Sua Excelência, o dr. João alardeia aos quatro cantos que Sergipe saiu do 6º lugar para o 1º, no caso do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Pois quem acessar
http://www.pnud.org.br/atlas/tabelas/index.php não encontra exatamente essa informação, mas sim outra totalmente diferente. O último IDH calculado e divulgado pelo PNUD foi em 2000, há seis anos portanto.

Não é que a gente queira ser chato, mas sabe aquela informação de que a ponte sobre o Rio Vaza Barris, entre a Caueira e o Mosqueiro não foi feita porque o governo Lula andou mexendo os pauzinhos e não aprovou o financiamento?

Bom, pelo que a gente sabe aquela ponte integra o Programa Prodetur II. Um projeto foi apresentado mas apresentava inconsistências que comprometiam seus resultados. Ficou acordo que o governo do Estado faria a reapresentação do estudo. O prazo venceu em março deste ano e não foi cumprido.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais