OAB vai ajuizar ação contra transposição do São Francisco

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Sergipe – OAB/SE – é mais uma entidade a engrossar as fileiras dos que se opõe à transposição do Rio São Francisco. A entidade anunciou que entrará com uma ação civil pública na Justiça Federal, contra tal medida proposta pelo Governo Federal.

Segundo a OAB/SE a ação será ajuizada na próxima segunda-feira com base em estudos técnicos e científicos que indicam que a transposição do São Francisco, da forma como o Governo Federal está se propondo a executar, sem a sua revitalização, será maléfica para a população ribeirinha que depende das águas do São Francisco para a sua sobrevivência.  

Paralelamente, a OAB/SE, coordenadora da Frente Ampla e Popular em Defesa do Rio São Francisco, também atuará para evitar a audiência pública marcada para o dia 31 deste mês na Escola Técnica Federal em Sergipe, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende deliberar o início das obras de transposição do rio.

A Frente Ampla e Popular em Defesa do Rio São Francisco foi criada na última quarta-feira, no auditório da Sociedade Semear, com a participação de sindicatos, ONGs e movimentos populares. Apesar da recente criação a frente já começou a mobilizar a sociedade civil para uma grande manifestação no dia 31.

Serão realizadas também sessões oficiais contra a transposição na Assembléia Legislativa de Sergipe, nas Câmaras de Vereadores dos 27 municípios ribeirinhos da Bacia do São Francisco e também na Câmara Municipal de Aracaju. Em todas as localidades, as manifestações culminarão com passeatas de protesto. Apesar de Aracaju não ser banhada pelo Rio São Francisco é coerente à inclusão da capital sergipana nestas manifestações.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais