Obras do SergipeTec iniciam dia 12

SergipeTec terá sede própria
Nesta sexta-feira, 12, terão início as obras de construção e implantação da sede do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), que funcionará no terreno anexo à Universidade Federal de Sergipe. A cerimônia que marcará o começo das obras  acontecerá às 10h e contará com a participação do governador Marcelo Déda, secretários de estado, parlamentares, dirigentes de instituições de pesquisa e universidades, pesquisadores e empresários.

Atualmente o SergipeTec, que está instalado em um imóvel alugado à Federação das Indústrias, gera mais de 200 empregos diretos, abriga mais de 20 empresas, três incubadoras de empresas e seis instituições de pesquisa.

O projeto de urbanização do Parque Tecnológico tem como princípios espaciais a sustentabilidade ambiental e a flexibilidade de ocupação da área. “É um projeto flexível, que possibilita a transformação e modernização das áreas ao longo do tempo e a diversificação das possibilidades de crescimento, além de permitir a implantação em etapas. Agora, por exemplo, já está em fase adiantada de construção dentro do Parque, a primeira bio-fábrica de Sergipe, que vai produzir mudas de abacaxi e banana”, explica.

As diretrizes gerais para o projeto de urbanização e para projetos arquitetônicos de instalações de toda a infra-estrutura e edificações levam em conta a redução no consumo de energia, reutilização de águas pluviais, controle e tratamento químico de esgotos. Também foi pensada a separação de resíduos sólidos para a reciclagem, armazenamento e recuperação de resíduos químicos, calçadas inteligentes com fios embutidos no subsolo, recuperação de mata ciliar e preservação de espécies nativas existentes na área.

O Parque Tecnológico terá uma estrutura com laboratórios de informática, de biotecnologia e de energias renováveis, assim como instituições empresariais, de pesquisa e de fomento, incubadoras de empresas, escritórios virtuais, salas de vídeo- conferências e de eventos, além de auditórios, praça de convivência com lanchonete, restaurante, caixas eletrônicos, banca de revista e Correio.

Além de verbas para construção do prédio principal e da bio-fábrica, o parque já conta com recursos garantidos para implantação de uma incubadora de empresas do segmento de petróleo e gás. Também estão sendo negociados recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia com contrapartida do Governo do Estado, para as obras de infra-estrutura e construção de Centro Vocacional Tecnológico.


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais