Óleo: Governo decreta emergência na faixa litorânea em Sergipe

Barril com substância química encontrado nas praias de Sergipe (Foto: Adema)

O Governo do Estado de Sergipe decretou situação de emergência na faixa litorânea nos municípios sergipanos atingidos por derramamento de produto químico em ambiente marinho, cuja origem ainda está sendo investigada em força tarefa mobilizada em toda região Nordeste. Além de decretar situação de emergência, o Governo de Sergipe divulgou nota oficial no final de semana considerando impróprias para banho todas as praias do litoral Norte e do litoral Sul do Estado, devido à mancha de óleo que se encontra tanto na água, quanto na areia.

A situação de emergência terá duração até que a substância seja totalmente removida do ambiente. Em nota, o Governo alerta para cuidados que o cidadão deve ter ao encontrar óleo ou mesmo animais marinhos afetados pela substância. “É importante frisar que, nos casos de animais sujos pelo óleo, informe o paradeiro deles aos órgãos ambientais, como Adema (de segunda a sexta) e o Pelotão da Polícia Ambiental no 190”, destaca a nota emitida pelo Governo do Estado.

No sábado, 5, o governo criou um gabinete de crise, formado por representantes do Estado, dos municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, Ibama e Marinha. Nessa reunião, estabeleceu-se as ações emergenciais e as recomendações à população em consequência da substância oleosa que ainda tem origem desconhecida.

Recomenda-se a não utilização das praias, bem como não retirar, por conta própria, nenhuma substância, mesmo com o intuito de ajudar, conforme alerta destacado na nota. O Governo do Estado se comprometeu a manter a população informada quanto às medidas adotadas e a novas ações que forem sendo tomadas em relação à questão.

Na nota, o Governo do Estado divulgou os números de telefones disponibilizados para que a população possa enviar informações sobre qualquer anormalidade observada nas praias de Sergipe:

Pelotão Ambiental – 190

Adema – 3198 – 7190

Ibama – 3046 – 1000

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Aracaju – 3225 – 4178

por Cassia Santana

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais