Os Calçadões de Aracaju

Calçadões Laranjeiras e São Cristóvão (Foto: Carlovancy)

Conhecida por todos como a capital da qualidade de vida, Aracaju tem diversos calçadões onde seus moradores e até mesmo os turistas caminham diariamente. Começando pelo centro da cidade, pessoas caminham de um lado ao outro durante todo o dia, geralmente fazendo compras ou, já que se trata do centro, pessoas que trabalham diariamente nessa parte da cidade. Entre os calçadões Laranjeiras e São Cristóvão, local onde fica localizada a primeira igreja da cidade, a de São Salvador, a movimentação é intensa.

Outro calçadão bastante frequentado é o de João Pessoa, localizado a aproximadamente 200 metros dos mercados centrais. Antigamente era conhecido como Rua do Barão, onde João Gomes de Melo, o Barão de Maruim, teria construído ali várias casas. Aos poucos, com o tempo, passou de uso residencial para comercial. Como diria Mário Cabral, no livro “Roteiro de Aracaju”, a Rua João Pessoa “é uma rua cheia de cor regional e que guarda a alma do próprio povo e da própria terra.”

Calçadão da 13 de julho

Já na Zona Sul de Aracaju, outro calçadão bastante utilizado por pessoas que fazem caminhadas, ciclistas, enfim, pessoas que praticam esportes em geral, é o Calçadão da 13 de Julho, que fica localizado próximo ao encontro do Rio Poxim com o Rio Sergipe, possuindo uma das mais belas vistas da cidade. O calçadão da 13 é conhecido também por ser palco dos mais luxuosos empreendimentos imobiliários da cidade. Ciclovia, quadras e mirante fazem parte do contexto das belezas do calçadão, que ainda margeia um grande mangue deixando o local ainda mais bonito.

A orla da Atalaia, considerada um dos principais cartões-postais de Aracaju, tem uma extensão de 6 km e fica localizada a 9 km do centro da cidade. É uma das principais orlas do Brasil, pelo seu tamanho e sua estrutura, completamente preparada para o turismo, entretenimento e lazer. Pessoas fazem caminhadas diárias ao redor da região do lagos, com a presença de alguns animais que ajudam a compor a bela paisagem. Na Passarela do Caranguejo, local de muitos bares e restaurantes, pessoas também caminham tranquilamente apreciando cada pequeno espaço do cartão-postal mais bem falado da cidade.

Passarela do Caranguejo

Fonte: Setur/Emsetur

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais