Canal aberto no conjunto Augusto Franco (Fotos: Portal Infonet)
Aracaju possui hoje, segundo dados da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), 37 canais abertos que totalizam 55.324 metros de extensão em toda a cidade. O número faz com que a cidade seja conhecida até fora do estado pela grande quantidade de canais, mas por que existem os canais, por que eles são abertos e quais as vantagens e desvantagens desse tipo de canal?
Em entrevista ao Portal Infonet, o então presidente da Emurb, Paulo Roberto Melo Costa informou que os canais abertos são os mais fáceis de manutenção além de mais baratos para a construção. “Não há intenção de construir canais fechados porque os abertos são mais fáceis de execução e manutenção”, disse o presidente. Ele explicou que quando o canal é fechado, a possibilidade de alagamento de ruas aumenta muito e além disso, ele explica que os canais abertos são melhores para o meio ambiente.
Segundo o presidente, há a proposta da drenagem sustentável, que visa instalar bacias de retenção de água para evitar que os canais encham. Paulo Roberto informou que o projeto está sob coordenação do segundo Programa de Aceleração do Crescimento(PAC 2). Paulo Costa
Problemas
Moradores do conjunto Augusto Franco ressaltam o mau cheiro como a maior desvantagem. ” Tem dias que o cheiro está horrível”, disse a moradora Cláudia Santana, que mora em frente a um dos inúmeros canais do conjunto.
Além do mau cheiro, comerciantes que possuem estabelecimentos em frente aos canais reclamam da grande quantidade de ratos e baratas que os canais atraem. O proprietário de uma loja de roupas, Francisco da Silva, informou que constantemente aparecem insetos em sua loja. “Na última chuva forte que teve, até alagou”, reclamou.
Drenagem Urbana Sustentável
Para o ambientalista Anderson Góis, a drenagem sustentável objetiva garantir a qualidade da água e o ciclo hidrológico em todas as suas fases, evitando-se processos erosivos, enchentes e a perda de capacidade dos mananciais subterrâneos. O ambientalista Anderson Góis fala um pouco sobre o assunto
“Para se efetivar a drenagem urbana sustentável é preciso estabelecer uma melhoria do fluxo, planejamento da ocupação das planícies de inundação, estabelecer medidas compensatórias, ter uma atuação enérgica sobre as causas e trabalhar com afinco o controle de fluxos na origem que primordialmente é o lixo produzido em nossas residências e neste caso não só o sanitário como também os resíduos sólidos muitas vezes lançados ao longo dos canais”, disse Anderson, que ressaltou a necessidade de renovar a política de reservatórios existente hoje em Aracaju e buscar sua ampliação.
Meio Ambiente
“O primeiro elemento significativo sobre os canais abertos em Aracaju é se estabelecer um estudo morfológico para se ter uma clara noção de sua geografia, é entender que com o crescimento populacional desordenado pelo qual passa a nossa capital é importante o enfoque por parte dos planejadores e gestores dos sistemas fluviais urbanos”, disse o ambientalista e professor, Anderson Góis. Canal aberto localizado entre os bairros Ponto Novo e Luzia
Segundo ele, os canais abertos devem ser monitorados e devem haver medições consistentes para determinar a largura e a profundidade dos canais, do nível e da velocidade das águas. As mudanças na forma dos canais e a sua degradação devem também ser identificadas através de indicadores mensurados diretamente no campo (vegetação, estruturas de concreto e formação de bancos arenosos, entre outros) e deve haver a medição da erosão das margens.
“Aracaju está crescendo muito verticalmente e a nossa produção de esgoto sanitário tem sido cada vez mais concentrada em áreas como a 13 de julho, Salgado Filho, São José, Jardins e estas pesquisas são de extrema importância tendo em vista o envio do plano diretor de desenvolvimento urbano para ser discutido agora em 2011. É preciso atentar, portanto para uma política eficaz de utilização dos canais abertos”, finalizou.
Por Danielle Menezes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B