Outono começa com forte calor; confira a previsão para a estação

Alguns sistemas meteorológicos e instabilidades são provocados pelo fenômeno climático El Niño (Foto: Igor Matias)

A nova estação do ano, o Outono, começa nesta quarta-feira, 20, e segue até o dia 21 de junho. A meteorologia aponta que este este período será marcado por altas temperaturas e chuva normal acima da média no litoral.

Essa instabilidade é provocada pelo fenômeno El Niño que tem forte presença marcada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo a Gerência de Meteorologia e Mudança do Clima da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

“O fenômeno deve entrar na neutralidade climática agora no outono, causando aumento das chuvas no Nordeste, por conta também do oceano que está muito quente, favorecendo as instabilidades e sistemas meteorológicos no estado, gerando chuvas expressivas”, é o que explica a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva.

A previsão aponta ainda que os três próximos meses são considerados chuvosos em toda a região Nordeste do país. O boletim da Semac informa ainda que a temperatura do ar continua com valores médios históricos. Ainda assim, os meses de abril, maio e junho as temperaturas caem gradualmente na mudança entre as estações do outono e inverno no Hemifério Sul.

por Cleiton Alberto e Aisla Vasconcelos
Com informações da Semac

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais