Pacientes oncológicos fazem ato no MP cobrando realização de exame

Pacientes oncológicas fazem ato no MP cobrando realização de exame (Foto: ONG Mulheres de Peito)

A Associação Mulheres de Peito promoveu, nesta terça-feira (30), um ato no Ministério Público de Sergipe – MPE/SE com o intuito de cobrar uma solução para as constantes negativas de cintilografias para pacientes oncológicos pela Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, foi protocolado um pedido de reunião com o promotor responsável pela área com a participação da secretária.

De acordo com a ONG, um grupo de pacientes que estão com câncer em estágio de metástase óssea necessita realizar o exame, por orientação médica, ao menos três vez por ano. Mas a SMS só libera o exame anualmente, baseada em uma orientação da Conetec.

“É um exame essencial para a detecção de metástase que precisa ser feito trimestralmente e quem tem que dizer isso é o médico e não a secretaria de Saúde. Por isso protocolamos este pedido no MPE de que será marcada uma reunião com a secretaria para que tome uma providência urgente quanto a isso”, detalhou a vice-presidente da Associação, Sheyla Galba.

Ao protocolar o documento, o MPE/SE garantiu que será marcada uma reunião com a secretaria. “E assim que tiver o resultado entra em contato com as Mulheres de Peito. Seguiremos lutando até que este problema seja resolvido, porque a vida vale à pena e essas mulheres precisam fazer a cintilografia com urgência”, salientou Sheyla Galba.

A ação contou com a presença de pacientes com câncer que estão com o exame negado. “A Secretaria de Saúde está dificultando. No início do ano eu consegui fazer, mas depois eu dei entrada novamente e já não estou conseguindo. Todas as vezes que tentei foram negadas. Pediram o relatório médico, eu entreguei, porém não foi liberada. A justificativa é de que só pode ser liberada uma cintilografia por ano. Mesmo com o pedido médico esse é o critério. Ou seja, há a necessidade, mas a secretaria não quer liberar”, Relatou a paciente Eliana Nascimento.

SMS

Em nota, a A Secretaria Municipal da Saúde informa que é falsa a denúncia de que o órgão estaria negando marcação de exame de citilografia a pacientes diagnosticados com neoplasia maligna e destaca que tal esclarecimento foi dado ao requerimento nº 433/2021, oriundo da Câmara Municipal de Aracaju.

“O referido exame encontra-se com regulação contínua e autorização dentro da normalidade para os pacientes diagnosticados com a enfermidade. Para tanto, se faz necessário, junto à solicitação do exame, a inclusão da solicitação médica com justificativa e CID, exame de comprovação de neoplasia, documentos pessoais do usuário, bem como indicação clínica do procedimento”, diz a pasta da saúde.
A SMS ressalta que de janeiro de 2020 a outubro de 2021, foram autorizados 2.372 procedimentos de cintilografia de ossos com ou sem fluxo sanguíneo.

por João Paulo Schneider

Com informações da ONG Mulheres de Peito 

A matéria foi atualizada Às 08h55 do dia 1/12/21 para acréscimo de nota da SMS.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais