Palestra vai abordar violência no ambiente de trabalho

(Foto: Arquivo Infonet)

O procurador do Trabalho, Ricardo José das Mercês Carneiro, atualmente lotado na Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região, no Estado de Sergipe, que também é gerente nacional do Projeto ‘Assédio é Imoral’ e a professora, deputada estadual e ex-dirigente da CUT/SE, Ana Lúcia Menezes (PT) serão palestrantes da próxima formação do Fórum em Defesa dos Trabalhadores do Setor Público e Privado, cujo tema é ‘A Violência contra a Mulher no Mundo do Trabalho’.

A atividade acontece nesta sexta-feira, dia 08 de agosto, das 9h às 13h, no Auditório da CUT/SE, localizado na Rua Porto da Folha, nº 1039, Bairro Getúlio Vargas, e dá continuidade à política de formação sindical da Central Única dos Trabalhadores, aprofundando no meio sindical o debate sobre a questão de gênero.

A História Política do Movimento das Mulheres no Brasil e em Sergipe é um tema que será abordado pela professora e deputada Ana Lúcia na atividade de formação voltada a sindicatos CUTistas e demais membros dos movimentos sociais. “Contextualizar a luta da mulher trabalhadora é muito importante principalmente para atualizar esta nova geração que começa a ocupar postos de trabalho e se depara com a opressão de gênero, explícita ou velada. E neste sentido é muito importante a participação de todos os militantes sociais e sindicalistas da CUT, as companheiras e os companheiros, porque não é fácil romper com a ordem machista estabelecida também no nosso cotidiano, então mais do que nunca precisamos de união”, pontuou Edjanaria Borges Secretária de Mulheres da CUT/SE.

SOBRE OS PALESTRANTES

Ana Lúcia Vieira Menezes é professora da rede estadual por mais de 35 anos, fundadora e liderança do SINTESE e ex-dirigente da (CUT/SE). Em 2002, a professora e militante social foi eleita deputada estadual, e em 2006 se reelegeu como a deputada estadual mais votada da história do PT de Sergipe. Entre 2007 e 2009, atendendo ao chamado de seu partido e do Governador Marcelo Déda, ocupou a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. No ano seguinte, em 2010, Ana Lúcia foi eleita para seu terceiro mandato como deputada estadual, cargo que ocupa atualmente sendo também presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe e membro titular da Comissão de Educação.

Em sua trajetória na vida pública, Ana Lúcia amplia a cada dia sua militância por uma educação pública gratuita e de qualidade social; no combate à violência contra a mulher; em defesa das comunidades tradicionais quilombolas e da justiça social no campo; na luta em defesa dos direitos da criança, do adolescente e do jovem; e pelo crescimento sustentável do Brasil sem o ataque irresponsável e irracional contra o meio ambiente.

Também será palestrante na formação ‘A Violência contra a Mulher no Mundo do Trabalho’ o procurador do Trabalho desde 1999, Ricardo José das Mercês Carneiro. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele é especialista em Direito Constitucional Processual pela Universidade Federal de Sergipe, mestre e doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Sevilha (Espanha), coordenador científico da pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário da Ciclo/Renovando Conhecimento, professor universitário da graduação e pós-graduação (entre elas a ESMPU, a UNIT e a Ciclo/Renovando Conhecimento), além de professor em diversos cursos jurídicos (entre eles, o CURSO TOGA/RJ e o JUS PODIVM/BA).

Ricardo José das Mercês Carneiro também é coautor dos livros "Direito Processual do Trabalho", pela Editora IESDE (2005) e "Direito e Processo do Trabalho", pela Editora Forense (2008), palestrante em diversos congressos jurídicos e autor de diversos artigos jurídicos publicados em periódicos especializados de todo o país.

Fonte: CUT

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais