Papa Francisco nomeia Dom Josafá como novo arcebispo de Aracaju

Papa Francisco nomeia Dom Josafá como novo arcebispo de Aracaju (Foto: rede social/ Arquidiocese de Aracaju)

Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, acaba de ser nomeado pelo Papa Francisco como novo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Aracaju. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 13, pelo administrador apostólico, dom Vítor Agnaldo de Menezes, durante entrevista na rádio Cultura FM.

A nomeação do novo arcebispo ocorre quase nove meses após a renúncia de dom João José Costa, por motivo de saúde, mais precisamente em 19 de julho de 2023.

Sobre o novo arcebispo

Ele nasceu em 2 de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA). Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1989 e bispo no dia 10 de março de 2005. O novo metropolita iniciou seu ministério episcopal na Arquidiocese de Salvador (BA), como bispo auxiliar, entre 2005 e 2010. Em 26 fevereiro de 2011, foi empossado como segundo bispo da Diocese de Barreiras, onde permaneceu por oito anos.  Sua posse como arcebispo de Vitória da Conquista ocorreu em dezembro de 2019.

Também atuou como administrador apostólico da diocese de Bom Jesus da Lapa, entre maio de 2014 e setembro de 2015. No regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2011-2015), e para a Pastoral da Comunicação (2015-2019), além de coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia (2016-2019).

Data de posse

A Arquidiocese de Aracaju confirmou para o dia 25 de maio a missa de posse canônica de dom Josafá Menezes da Silva como 5º arcebispo de Aracaju. Segundo a entidade, todos os preparativos já estão sendo empreendidos por uma comissão liderada pelo administrador apostólico, dom Vítor Agnaldo de Menezes.

por João Paulo Schneider

Com informações da Arquidiocese de Aracaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais