Parabéns, Aracaju: sete atrações que só a capital sergipana tem

Orla de Atalaia (Foto: Ana Lícia Menezes)

Neste domingo, 17, a cidade de Aracaju completa 164 anos. O berço dos cajueiros e papagaios, embora seja a menor capital do país, se destaca pela forma cordial e hospitaleira com a qual recebe turistas. Além disso, também dispõe de festividades e pontos turísticos que carregam consigo uma beleza singular.

Orla de Atalaia

Arcos da Orla de Atalaia atrai sergipanos e turistas (Foto: Ana Lícia Menezes)

Dentro desse conjunto de belezas, vale destacar a Orla de Atalaia, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Ao longo dos seus 6km de extensão, o principal cartão postal de Aracaju oferece aos cidadãos e turistas o que há de melhor em lazer e entretenimento. Campos de futebol, ciclovias, pista de skate e patins, quadra de tênis e o famoso kartódromo são os destinos certeiros para os apaixonados por esportes. Lá é possível encontrar também bares, restaurantes, hotéis de grandes redes hoteleiras, centro de artesanato e, claro, os conhecidíssimos arcos da Orla.

 

Passarela do Caranguejo

A famosa escultura tem 2m30 de altura e 7 m de largura (Foto: ASN)

Localiza na Orla de Atalaia, a Passarela do Caranguejo encanta turistas do Brasil inteiro. A famosa escultura de 2m30 de altura e 7 m de largura foi criada pelo artista sergipano Ary Marques Tavares. Ela é confeccionada em fibra de vidro, o que proporciona um efeito de realismo incrível, sendo quase impossível de não tirar uma foto ao lado do simpático caranguejo. A Passarela do Caranguejo dispõe de diversos bares e restaurantes especializados na gastronomia sergipana.

 

Oceanário de Aracaju

Oceanário de Aracaju (Foto: Walter Martins)

Na orla também é possível encontrar o primeiro Oceanário do Nordeste do Projeto Tamar. Ele reúne cerca de 70 espécies diferentes, todas nativas de Sergipe expostas em 18 aquários (cinco de água doce e 13 de água salgada). Há ainda quatro tanques: um onde os visitantes podem tocar em várias espécies de invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes, sempre com a orientação de um monitor; dois tanques com espécies de tartarugas marinhas; e um tanque com tubarões, onde o visitante poderá observar de perto o comportamento da espécie.

 

Forró Caju

Forró Caju (Foto: Marco Vieira)

O Forró Caju se consolidou como um dos maiores festejos juninos do Nordeste. Durante o mês de junho, a cidade entra em festa e recebe renomados artistas locais e nacionais para noites inesquecíveis de muita música e sergipanidade. A agitação do Forró Caju já faz parte do calendário brasileiro e atrai inúmeros turistas para celebrar o que de melhor o São João pode oferecer. Trio pé de serra, quadrilhas e diversos grupos folclóricos dão o charme primordial para o sucesso desse megaevento. E com os braços abertos, a cidade de Aracaju abraça e acolhe forrozeiros de todo o país.

 

Casa de Ciência e Tecnologia Galileu Galilei (CCTECA)

CCTECA (Foto: Marco Vieira)

A casa abriga um grande volume de experimentos científicos e físicos, além do primeiro planetário totalmente digital implementado no Brasil, que incentiva a divulgação científica e tecnológica. Através do uso de software, ele é capaz de projetar e simular em 3D imagens realísticas de planetas, estrelas, galáxias, nebulosas, além de exposição de vídeos e imagens que nos transportam a uma grande viagem através do Universo. A projeção oferece ainda um ‘tour’ pelas estrelas, facilitando a visualização aproximada de algumas constelações.

 

Museu da Gente Sergipana

Museu da Gente Sergipana (Foto: arquivo Portal Infonet)

O Museu da Gente se transformou em sinônimo de sergipanidade. Por ser um museu interativo, o visitante é conduzido a conhecer a cultura sergipana passeando entre as diferentes regiões, bem como suas principais particularidades. O Museu da Gente ganhou o prêmio ‘O Melhor da Arquitetura em 2012’, organizado pela revista ‘Arquitetura & Construção’ e foi eleito a ‘Atração do Ano’ pelo ‘Guia Quatro Rodas’ em 2013. Em frente a sede do museu, está o Largo da Gente Sergipano, que relembra as figuras do folclore sergipano.

 

Orla Pôr do Sol

Orla Pôr do Sol (Foto: Ana Lícia Menezes)

Famosa pelo belíssimo pôr do sol, a orla fica no bairro Mosqueiro, na zona de expansão de Aracaju. O local é o cenário ideal para a prática de esportes náuticos e passeios de lancha, de moto aquática e catamarã. É nesta região, que fica a Croa do Goré (pequena ilha de areia que surge na maré baixa), a Ilha dos Namorados e a Praia do Viral (região de encontro entre o rio e o mar). O pôr-do-sol desse local é um grande atrativo. Muitos turistas, por exemplo, fazem questão de tirar aquela famosa selfie tendo como plano de fundo o belo espetáculo da natureza.

por João Paulo Schneider e Raquel Almeida

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais