Passeata comemora Dia Nacional de Luta Antimanicomial

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial será comemorado com uma caminhada pelo centro da cidade. O ato está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde e de municípios sergipanos. A passeata que percorrerá todo o calçadão da rua João Pessoa acontece na próxima quinta-feira, 18. O ponto de concentração será na praça General Valadão às 10h.

 

Haverá apresentações artísticas na Praça Fausto Cardoso do Grupo Corpo de Capoeira, do município de São Cristóvão, teatro de Itabaiana e forrozeiros do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Claridade.

 

O movimento, que foi criado em 1987, luta por uma sociedade sem manicômios e pelos direitos de cidadãos das pessoas que sofrem de transtornos mentais de não serem isoladas em hospitais psiquiátricos e excluídas do convício social.

 

“É um momento em que devemos ‘parar’ para esse manifesto social. Queremos mostrar que o meio social é o melhor local de tratar o portador de transtorno mental”, define a gerente estadual de Saúde Mental, Márcia Mendes, comentando que em todo o país serão realizadas atividades a favor dessa luta.

 

Márcia Mendes ressalta que a sociedade deve ser conscientizada de que a pessoa com transtorno mental não ‘vive surtada’ o tempo todo. “A pessoa apresenta, como em outras áreas de saúde, o seu momento de ‘crise’, onde necessita de cuidados específicos, sem isolamento”, Explica.

 

Os municípios de Estância, Itabaianinha, Itaporanga D´Ajuda, Lagarto, Poço Verde, Canindé do São Francisco,  Nossa Senhora do Socorro, Japoatã e Aquidabã, irão participar da caminhada.

 

               

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais