Passeio ‘Pedalando Sem Barreiras’ inicia a Semana Aracaju Acessível

0
Passeio ciclístico ocorreu no domingo, 15 (Foto: assessoria Lucas Aribé)

Foi dada a largada à 7ª Semana Aracaju Acessível. O passeio ciclístico Pedalando Sem Barreiras, realizado neste domingo, 15, marcou a abertura oficial do maior evento de acessibilidade da capital sergipana, idealizado pelo vereador Lucas Aribé, em uma manhã de inclusão e respeito às diferenças.

“Há seis anos abrimos a Semana Aracaju Acessível com o passeio Pedalando Sem Barreiras. Ele tem a finalidade de possibilitar uma vivência inclusiva na cidade e, neste ano, como um dos eixos temáticos aborda o turismo, passamos por pontos turísticos da cidade, conhecendo mais da sua história e reforçando o nosso senso de pertencimento. Aracaju é para todos, sem qualquer distinção”, disse Aribé.

Mais de 100 pessoas saíram do Parque da Sementeira rumo ao Museu da Gente Sergipana, onde tiveram um momento de interação com um trio pé-de-serra e uma visita guiada ao museu. Durante os 5km de percurso, os participantes pararam em pontos icônicos da cidade, como o Mirante da Treze e o Teatro Atheneu, ouvindo uma verdadeira aula sobre a história de Aracaju com os parceiros da Ciclo Urbano.

Além da inclusão, Silvânia Ferreira conta que aprendeu mais sobre a cidade com a iniciativa. “A ideia de passar por pontos turísticos e históricos foi muito boa. Conheci mais sobre Aracaju, em um momento especial”, afirma.

O trajeto foi acessível a todos, com audiodescrição e intérprete da Libras, além das bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência. Todos os anos, desde que foi criado o passeio, Luciana Celi Neves Bezerra leva seu filho Vitor Bezerra, que é surdo.

“O Pedalando Sem Barreiras é maravilhoso em proporcionar essa harmonia entre todas as pessoas com deficiência. A qualidade da intérprete que acompanhou o passeio também foi incrível, porque Libras não é gesto, é uma língua”, reforça. “Foi muito bom o passeio, eu gosto muito de pedalar. O percurso também foi muito bom”, completa o jovem Vitor.

Confira a programação

16/09

8h às 17h – 2º Encontro de Libras do IFS – As palestras e debates abordarão temas relacionados ao universo surdo e as oportunidades de esporte, cultura, turismo e lazer para esse público em Aracaju. Local: Auditório da Sociedade Semear

17/09 

8h às 17h – 6º Seminário Aracaju Acessível: “A Arte de Incluir”. Momento de reflexão sobre o direito à Cultura, ao Esporte, Turismo e Lazer, à luz do Capítulo IX da Lei Federal nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). Nesse cenário, profissionais, ativistas e influenciadores da acessibilidade para a inclusão apresentarão, em palestras e mesa redonda, situações protagonizadas por pessoas com deficiência na luta por direitos, e destacarão caminhos já trilhados para construção de uma sociedade plural e inclusiva. Local: Auditório da Sociedade Semear.

18/09 

8h às 16h – 4º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe. Um dia inteiro de diálogo e vivências literárias inclusivas, a exemplo das contações de histórias e das rodas de leitura, oficinas, além de visitas à Biblioteca itinerante do Sesc, à Trilha da Inclusão e ao Jardim Sensorial. – Local: Mirante da Treze de Julho.

19/09 

8h às 22h – Observatório de Acessibilidade da cidade de Aracaju – Apresentação das condições de acessibilidade dos diversos espaços de esporte, cultura, turismo e lazer visitados durante os meses de agosto e setembro pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit. A mostra será instalada no Auditório A do Bloco G – Unit Farolândia

20/09 

9h às 11h – Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência – Pessoas com deficiência que se destacam no enfrentamento às adversidades utilizam a tribuna para falar sobre suas vivências no âmbito do esporte, cultura, turismo e lazer em Aracaju. Acontecerá na Câmara Municipal de Aracaju.

12h – Almoço com Acessibilidade. No restaurante-escola, alunos do Senac aprendem na prática sobre o atendimento às pessoas com deficiência. Local: Cacique Chá Bistrô (Rua Propriá, 774).

16h – AcesseBike – Passeio ciclístico passando por pontos turísticos da Orla da Atalaia, saindo da sede do Bike Beach (em frente ao caranguejo gigante). Ao fim do percurso, acontece o Bike Cine, onde será exibido um filme com recursos de acessibilidade, seguido de debate. Para encerrar a noite, haverá uma roda de samba.

21/09

8h às 12h – Jogos Cidadãos – Manhã de atividades envolvendo esportes e jogos diversos, como bodyboard adaptado, vôlei sentado, pipa, corrida de cem metros com olhos vendados, queimado, judô, jogos de mesa (dominó, dama e xadrez) e outro. Local: Espaço Estrelas do Mar, no Bar e Restaurante Sollarium, na Praia de Aruana.

14h – 99Jam + Adol3tra. Desafio de desenvolvimento de games com o tema “Acessibilidade”. Local: Rua João Batista Freire, 25, Conjunto Sol Nascente, Bairro Jabotiana.

16h às 18h – Desfile de Moda Inclusivo – A proposta consiste em levar às passarelas a diversidade humana, na perspectiva de oferecer à sociedade um show de inclusão social e cidadania. Acontecerá no Shopping Riomar e terá participação especial da Galera do Click Aracaju.

22/09 

8h às 12h – Caminhada pela Acessibilidade. Este ano a caminhada começará nos Arcos da Orla da Atalaia, com os filhotes de tartarugas marinhas adentrando ao mar. Na sequência os presentes partem em direção à Praia da Cinelândia, realizando no percurso vivência inclusiva de limpeza da praia.

16h30 – Missa em Ação de Graças. Local: Catedral Metropolitana, Rua Propriá, 222.

18h – Culto de Gratidão. Local: Igreja Verbo da Vida, Rua Campo do Brito, 1.247, Bairro São José.

Fonte: assessoria do parlamentar 

Comentários