Peixes predominam nas receitas da Semana Santa

A tradição cristã da sexta-feira santa ainda é seguida por muitos fiéis que se resguardam de comer carne vermelha no dia em que Jesus Cristo foi crucificado. Por isso, a procura por peixes aumenta consideravelmente nesta época do ano. E várias receitas são feitas no período, mas o prato mais simples tem sido a preferência das donas de casa.

 

Adriana Hangebeck
Segundo a proprietária de restaurante Adriana Hangebeck, a preferência na compra de peixes é pelo peixe fresco, que além de mais saboroso garante a qualidade da receita. “O segredo da receita são os ingredientes usados nela”, explica. Para tanto ela dá algumas dicas na compra de peixes observando cuidados que aparecem em pescados estragados. “Os olhos ficam turvos quando começam a estragar, as guelras perdem a coloração avermelhada e as escamas se soltam com facilidade”, explica Adriana.

 

Ela lembra que quanto mais fresco o peixe mais fácil de manusear. Hangebeck sugere alguns tipos de peixes para serem utilizados nas receitas para a sexta-feira da paixão. “Robalo, arrabaiana e as pescadas vermelha e branca são peixes de excelente qualidade e fáceis de achar em Sergipe”, diz. Adriana, explicando também que o peixe não é um alimento barato, mas é uma carne leve, de fácil digestão, com pouca gordura e principalmente sem adição de hormônios e conservantes, comum em carne vermelha e em aves.

 

Hangebeck recomenda receitas de fácil preparo como a moqueca, o peixe frito e o peixe ensopado. Lembra que o bacalhau é bastante comum nesta época, e é uma receita simples, já que é vendido sob um processo de conservação. É salgado o suficiente, além de ser vendido em postas. “Mas muita gente acha que é trabalhoso porque tem que deixar de molho, salgar e desfiar”, explica.

 

Para local de compra Adriana sugere o Mercado, não pelo preço, que de acordo com ela não há variação, mas pela possibilidade de escolha. “ Se você quiser um peixe fresco, se você quiser escolher é só no mercado”, diz. Ela receita um prato de fácil preparo a moqueca de peixe.

 

 

Camarão

 

Uma alternativa para as receitas de Semana Santa são os camarões. Segundo a dona de casa Auxiliadora Santana, camarão substitui o peixe e possibilita uma maior variedade de pratos.

“Eu levo o camarão para diversificar um pouco o cardápio”, diz a dona de casa. Apesar da variedade de receitas com o camarão ela sugere um suflê de camarão ao forno, simples, fácil de fazer e saboroso.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais