Pescadores de camarão voltam às atividades

Embarcações saem amanhã, 16
Após ficarem 45 dias sem poder pescar camarão, os pescadores do estado irão retornar às atividades na manhã deste sábado, 16. O período de defeso termina à meia-noite desta sexta, 15, e só retornará no dia 1º de abril de 2010.

Apesar dos preparativos para a pesca já estarem prontos, os pescadores reclamam que nessa época do ano a quantidade de camarão é pouca. “No verão, nós não conseguimos pescar mais do que 1,5 tonelada. No inverno as coisas são bem melhores, em dias bons chegamos a pescar três toneladas”, conta o pescador Reginaldo Santos.

Pescador diz que pesca no verão é ruim
Os riscos da profissão também costumam preocupar os pescadores. “A entrada da Barra dos Coqueiros é um dos pontos mais perigosos, por causa das ondas altas”, diz Reginaldo, que passa 15 dias em alto-mar.

Embarcações grandes como a utilizada por Reginaldo costumam consumir 10 toneladas de gelo e 2.500 litros de óleo. Os barcos menores ficam sete dias em alto mar e consomem mil litros de óleo e três toneladas de gelo.

Seguro-defeso

Francisco afirma que comerciantes de camarão estão recebendo o seguro-defeso
Os pescadores afirmaram que ainda não receberam o seguro-defeso. “Na época em que a pesca fica proibida, nós precisamos desse dinheiro para sobreviver e pagar as contas. O problema é que até agora a Colônia de Pescadores não nos deu o dinheiro”, relata o pescador Francisco Lopes, que fez a inscrição em dezembro.

Ele disse ainda que muitos comerciantes estão se aproveitando para receber o benefício.  “O seguro é só para os pescadores e não para as pessoas que vendem camarão. Em vez de pedir a carteira de trabalho na hora de fazer a inscrição, a Colônia precisa cobrar a carteira de pescador”, sugere.

Por Carla Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais