Petrobrás alerta para possíveis explosões e vazamentos

A área da petrolífera engloba três esferas contendo GLP (Fotos: Portal Infonet)

Riscos são explicados pelo gerente-geral da Petrobras

Defesa Civil de Aracaju é responsável por gerenciar plano

Órgãos de segurança do Estado, em conjunto com a Petrobras, estão reunidas para abordar medidas de segurança a serem adotadas em caso de vazamentos e explosões no Tecarmo, a unidade da petrolífera localizada na avenida Melício Machado, na zona sul de Aracaju. Incidentes podem afetar cerca de 8 mil moradores da região. Uma maquete e um vídeo interativo serão apresentados no evento.

A área da petrolífera engloba três esferas contendo gás liquefeito de petróleo (GLP). Incidentes como vazamentos ou explosões poderiam afetar esses milhares de pessoas da comunidade em um raio de 1 km do local onde o gás é armazenado. “Eles podem sair da atmosfera e causar impacto na comunidade com necessidade de evacuação”, diz Paulo Marinho, o gerente-geral da Petrobrás em Sergipe e Alagoas.

“Como o gás não é tóxico, não tem risco significativo para a saúde, mas causa um mal estar”, informa. "O ponto crítico seria uma explosão nas esferas", explica Marinho.

De acordo com o gerente-geral da Petrobrás em Sergipe e Alagoas, os riscos de ocorrer tais incidentes são mínimos, mas é necessário prevenir. “Essas ações são preventivas e não significam que vá ocorrer algum evento anormal. Mas caso ocorra, todas as ações de contingência são efetuadas envolvendo toda a comunidade”, informa.

A ação é organizada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. “A Defesa Civil trabalha como órgão gerenciador do Plano de Evacuação da Comunidade dando procedimentos operacionais padrão tanto para os órgãos envolvidos, como passando o procedimento para a comunidade”, informa o coordenador-geral do órgão capitão Sílvio Prado. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também fazem parte do evento.

por Jéssica França

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais