Pipeiros serão credenciados para atuar em municípios devido a seca

Até o momento, 21 municípios sergipanos foram decretados em situação de emergência (Foto: Seidh)

Foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 18, o edital de Credenciamento de Pipeiros, pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs).

Neste credenciamento, pessoas físicas e jurídicas poderão prestar serviço de coleta, transporte e distribuição de água potável para consumo humano, por meio de carros tanques e pipas para atender os municípios sergipanos em situação de emergência.

O Credenciamento será realizado pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil  (Depec), órgão vinculado à Sedurbs, das 7 às 13 horas e das 15 às 17 horas, no período de 27 de fevereiro a 04 de março, sendo que as vistorias dos caminhões pipas serão realizadas após o credenciamento.

No primeiro momento, o credenciamento será para atendimento das demandas imediatas, no entanto, estará aberta a possibilidade de novos credenciamentos em atendimento aos municípios em Situação de Emergência vigentes até a data de 31 de dezembro de 2020, desde que atendam às exigências previstas no presente edital.

O diretor da Defesa Civil Estadual, tenente coronel Alexandre José, explica que a falta de qualquer documento é razão para o indeferimento da solicitação de credenciamento e contratação e que, portanto, esse ponto deve ter uma atenção maior dos interessados. Sobre a importância do edital, o coronel ressalta que “foi imprescindível o lançamento desse Edital para dar tempo aos pipeiros se adequarem além da verificação das condições dos caminhões-pipa. As regras são claras para que os pipeiros estejam aptos a trabalhar com a Defesa Civil Estadual”, disse.

Seca

O Depec, diariamente, faz o acompanhamento da situação da seca nos municípios sergipanos. Até o momento, 11 municípios foram decretados em situação de emergência: Porto da Folha, Pinhão, Poço Verde, Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Gararu, Poço Redondo, Carira, Canindé do São Francisco, Nossa senhora da Glória e Tobias Barreto. De acordo com a Defesa Civil de Sergipe, normalmente nesse período do ano mais municípios estão em situação de emergência por conta da seca, mas as chuvas volumosas que ocorreram no Estado melhoraram a capacidade hídrica de muitos municípios.

Para acessar o edital de credenciamento clique aqui

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais