Plano de Combate aos efeitos da seca está pronto

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) concluiu o Plano de Combate aos Efeitos da Seca. Nos próximos dias, o plano de contingência será entregue ao governador Marcelo Déda. O plano foi finalizado na última sexta-feira, 15, em reunião que aconteceu na sede da Seplan.

 

De acordo com a Seplan, o plano tem por objetivo imediato o atendimento às necessidades urgentes de abastecimento de água na região atingida pela seca, mas pretende também ser um marco referencial para o processo de planejamento das ações estruturantes para o enfrentamento dos efeitos da seca.

 

No âmbito das ações emergenciais, está a recuperação de 100 poços artesianos. A medida ameniza o sofrimento das famílias que moram em localidades não atendidas pela Deso. Já nas comunidades onde a Deso está presente, os poços serão utilizados no fornecimento para pecuária e irrigação, reduzindo o consumo da água, destinando-a exclusivamente para o consumo humano.

 

Outra medida emergencial, já em andamento, é o abastecimento por carros-pipa de dez municípios castigados pela longa estiagem. Atualmente, pouco mais de 400 povoados estão sendo atendidos por esse sistema e a meta é ampliar com a aquisição de mais 20 carros-pipa. A compra está em processo de licitação.

 

No plano de ações estruturantes estão a conclusão da adutora do semi-árido, cisternas domiciliares, açudes e pequenas barragens. Também se destacam a implantação do Projeto Manoel Dionízio, a modernização do Projeto Califórnia e Jabiberibe, além da conclusão do Projeto Jacaré-Curituba.

 

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais