Plano de Transporte será discutido em audiências públicas

0

Até o dia 25 de setembro, a Secretaria de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana (Setram), deve concluir a etapa final do Plano Diretor de Transporte Intermunicipal de Passageiro, o projeto viabilizará a organização do transporte público em Sergipe. Serão realizadas oito audiências públicas em todo o território sergipano. A primeira será nesta terça-feira, 28, a partir das 9h, no auditório da Câmara de Vereadores de Aquidabã, no Médio Sertão.

De acordo com o secretário Bosco Mendonça, o projeto tem como objetivo maior dotar o Estado de um órgão gestor capacitado e eficiente, que estabeleça diretrizes de médio e longo prazos, capaz de ofertar à população um serviço de transporte confiável e de qualidade. “Após a conclusão das audiências, encaminharemos o projeto à Assembléia Legislativa para ser votado. Depois da aprovação, vamos realizar a licitação e trabalhar para implantar o plano”, explicou Bosco.

Plano de transporte

Um modelo atualizado, eficiente, organizado e capaz de suprir a demanda da população sergipana. Estes são os componentes que fazem parte dos ideais que agregam o novo Plano de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Sergipe. O papel do Estado, como órgão gerenciador do transporte público, é planejar, fiscalizar, controlar e estabelecer padrões de serviço. Isso será uma realidade no sistema sergipano, através das propostas apresentadas no Plano Diretor.

Foram estabelecidas quatro redes de transporte: a principal, que ligará as sedes dos municípios e os grandes povoados a Aracaju; a secundária, que fará a ligação entre os pólos regionais; a terciária, que ligará os pólos de cada município a povoados; e a quarta rede, que ligará as sedes dos municípios com povoados da própria cidade. Esta organização possibilitará um fluxo contínuo de transporte, com horários previamente estabelecidos.

Outra novidade do plano será o remanejamento na utilização de terminais rodoviários em diversas cidades sergipanas. Nas pesquisas realizadas para a elaboração do plano, se percebeu uma subutilização nos terminais de passageiros espalhados pelo Estado. Em Aracaju, por exemplo, cerca de 90% do transporte intermunicipal desembarca no Terminal Luiz Garcia, superlotando o local, enquanto a Rodoviária José Rollemberg Leite trabalha com 90% da capacidade ociosa. O mesmo acontece em cidades do interior.

Confira o calendário das audiências públicas

Horário: das 9h às 13h

28/8 – Território: Médio Sertão
Cidade:  Aquidabã
Local: Auditório da Câmara de Vereadores

30/8 – Território: Baixo São Francisco
Cidade: Propriá
Local: Sociedade Semear

4/9 – Território: Centro Sul
Cidade: Simão Dias
Local: Caiçara Club

6/9 – Território: Leste Sergipano
Cidade: Japaratuba
Local: Clube S. P. Rita de Cássia

12/9 – Território: Alto Sertão
Cidade: Nossa Senhora da Glória
Local: AABB

18/9 – Território: Agreste Central
Cidade: Itabaiana
Local: Auditória da UFS

21/9 – Território: Sul
Cidade: Boquim
Local: auditório da Prefeitura

25/9 – Território: Grande Aracaju
Cidade: Aracaju
Local: Auditório do DER

 

Comentários