PMA entrega novos ônibus e diz que lançará edital do BRT

Entrega de nova frota ocorreu na manhã desta quinta-feira, 3 (Fotos: Portal Infonet)

A prefeitura de Aracaju entregou na manhã desta quinta-feira, 3, 30 novos ônibus da Viação Modelo e Capital. A nova frota que foi apresentada na área do estacionamento dos Mercados centrais de Aracaju pelo prefeito da capital sergipana, João Alves Filho, irá atender a população da região da Grande Aracaju.

BRT

“Com esses ônibus, agora durante a semana tem mais 15. Com isso, vamos estar com mais da metade da frota nova. Isso para mim é uma alegria muito grande já que quando nós chegamos estava um tsunami nesta área do transporte coletivo. E agora vamos partir com a etapa que eu sonho e preparei que é toda a nossa infraestrutura que é lançar o edital do BRT, que nós precisamos, aí sim até o final do ano o aracajuano estará com o transporte realmente no mesmo nível com os melhores que tem no Brasil”, disse o prefeito de Aracaju.

Linhas

A nova frota passará a atender três linhas de grande circulação de passageiros da região metropolitana de Aracaju. São elas a 001 – Augusto Franco / Bugio; 007 – Fernando Collor / Atalaia; e 002 – Fernando Collor / D.I.A. A implantação dos coletivos nas respectivas linhas, teve como base um estudo promovido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT).

Coletivos irão atendar a população da região da Grande Aracaju

“São linhas pesadas que após um estudo, percebemos que há uma necessidade de implantação de coletivos nestas comunidades que estão com veículos que apresentam desgaste. Vamos definir agora com a SMTT e Viação Modelo, a implantação desses novos ônibus que possuem um investimento de cerca de R$ 5milhões de reais em outras linhas para que possa fazer uma distribuição justa para atender a comunidade da grande Aracaju”, conta o diretor de transportes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Coronel Péricles Menezes.

Nova tarifa

Sobre um possível reajuste da tarifa no transporte coletivo de Aracaju, o diretor de transporte público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito da capital (SMTT), coronel Péricles Menezes disse que pela experiência que possui na área, acredita que não haverá um reajuste este ano, já que o aumento tarifário se dá normalmente no início do ano. “Ainda não há nada definido. Para a minha diretoria ainda não chegou nenhuma ordem para  fazer um  levantamento técnico. É óbvio que existe um pleito dos empresários, mas a SMTT ainda não está estudando a possibilidade de aumento tarifário. Estamos aguardando o encaminhamento de documentação para fazer análise técnica e posteriormente subsidiar o superintendente da SMTT com informações a cerca da possibilidade de aumentar ou não, e de quanto aumentará”, relata.

Abrigos

Entrega de nova frota foi realizada pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho

o prefeito de Aracaju, João Alves Filho

O diretor de transportes da SMTT, Coronel Péricles Menezes

O diretor de transportes da SMTT informou ainda que a instalação de abrigos de coletivos em Aracaju está próximo de ser concluído. “Em Aracaju são mais ou menos 1200 abrigos. Nós temos que ir por etapa. Três delas já foram apresentadas e colocadas para a população da capital e estamos agora com uma nova etapa para ser implementada em diversas comunidades que estão endo escolhidas. A competência pela distribuição é de competência do nosso departamento de engenharia. São licitações que requer estudo e aprovação para que tragam melhorias a população”, enfatiza Pérciles.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais