PMA reforma a biblioteca Clodomir Silva

(Foto: Ascom/Emurb)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), deu início no último dia 11 à reforma da biblioteca Municipal Clodomir Silva, localizada no bairro Siqueira Campos, zona norte da capital. Orçada em R$50,5 mil, a reforma consiste na recuperação da calçada do estacionamento da biblioteca, pintura das paredes, além de reparos no telhado e substituição de algumas portas. A sala de literatura infanto-juvenil irá ganhar uma pintura diferenciada tornando o espaço mais lúdico e atrativo para as crianças e adolescentes.

Para garantir o funcionamento e a realização das atividades desenvolvidas no ambiente da biblioteca durante o período de reforma, a obra foi dividida em duas etapas. Na primeira fase, os serviços de recuperação foram realizados no pavimento superior da unidade. Na segunda fase, será recuperado o andar térreo do prédio, que passará pelos mesmos procedimentos: recuperação e pintura de paredes além da ampliação da calçada. Para execução dos serviços, seis profissionais trabalham diariamente no local e o prazo de conclusão da obra é de 120 dias.

Segundo o diretor da biblioteca, Tarcísio Bruno Santos Silva, a reforma e, sobretudo, a pintura nas salas estimula a prática da leitura. "As paredes pintadas com cores mais chamativas cria um ambiente propício a magia da leitura. A criança e o adolescente que lê em um ambiente diferente do habitual têm a sensação de estar fazendo parte da história, auxilia bastante a prática e a compreensão da leitura", ressalta o diretor.

Acessibilidade

A reforma foi pensada para garantir também a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais. Serão construídas rampas e calçadas de acesso à biblioteca para permitir a locomoção dessa parcela da população que integra o público leitor do local. De acordo com o engenheiro Luiz Oziel, responsável pela obra, o projeto tem a preocupação de ampliar o acesso dos leitores e permitir que toda a população aracajuana possa usufruir de um espaço agradável.

"Com a criação desses mecanismos de acesso, vamos permitir que todas as pessoas tenham garantido o seu direito de ir e vir e ainda resguardar a inclusão, preconizada pela legislação educacional brasileira. Esse projeto atende justamente a essas demandas", garante o engenheiro.

Atendimento

Todas as atividades da biblioteca acontecem no pavimento superior do prédio. Os acervos estão disponíveis para toda a população. Já a programação cultural do mês de abril acontece normalmente no auditório da unidade.

 Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais