PMA trata gratuitamente casos de tuberculose

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou um programa de tratamento gratuito para casos de tuberculose em Aracaju. Hoje, o atendimento é prestado nas Unidades de Saúde da Família (USF), embora a política desenvolvida pelo município seja a de descentralização. De acordo com a Prefeitura, a medida tomada pela SMS visa a realização do diagnóstico e do tratamento da doença o mais rápido possível, nas próprias USFs.

Os casos da doença costumam aumentar em agrupamentos humanos com piores condições sócio-econômicas, como periferias e favelas. Seus sintomas geralmente são notados por tosses e febre prolongada, perda de peso, dores torácica, suores noturnos e cansaço fácil.


O Bacilo de Koch, responsável pela doença, atinge principalmente os pulmões mas pode se instalar em qualquer outro órgão como os rins, ossos, intestinos e cérebro. A proliferação é feita pelo ar. O tratamento dura em média seis meses e requer que o paciente compareça mensalmente ao centro de saúde. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente pela SMS.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais