PMA vai contratar pessoas para organizar embarque nos terminais

Prefeitura de Aracaju apresentou a vereadores novas medidas para conter o coronavírus no transporte público (Foto: Sérgio Silva)

Em reunião com vereadores de Aracaju, nesta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal Transportes e Trânsito (SMTT), apresentou as novas medidas preventivas que serão adotadas para conter a propagação do coronavírus no serviço de transporte público da cidade. A reunião foi realizada na sede da SMTT e respeitou todos os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dentre as novas medidas que serão adotadas a partir desta sexta-feira, 26, estão a contratação de 60 pessoas para organizar a fila de embarque e desembarque nos terminais de integração da cidade, aferir a temperatura das pessoas que estão nas plataformas e disponibilizar álcool líquido para a higienização das mãos dos usuários do sistema. Essa equipe também orientará os passageiros sobre a importância do distanciamento social e do uso de máscaras.

Para o superintendente da SMTT, Renato Telles, a reunião foi importante para que os vereadores e a população tenham conhecimento de tudo que vem sendo feito no transporte público para o combate à pandemia.

“O encontro entre os poderes Executivo e Legislativo é saudável e faz parte do processo democrático. Os vereadores são os representantes legítimos e escolhidos pelo povo, por isso, os convidamos para mostrar as novas medidas que serão adotadas a partir desta sexta, no transporte público para conter a propagação do novo coronavírus. Teremos mais pessoas, devidamente uniformizadas e com os itens de segurança, atuando nos terminais para organizar as filas, higienizar as mãos dos usuários, medir a temperatura e passar orientações de prevenção ao coronavírus”, declara.

Além disso, o superintendente reforçou na reunião que as ações que vêm sendo executadas no sistema desde o início da pandemia continuarão. “Os vereadores tiveram mais conhecimento do que vem sendo feito desde o início da pandemia e, agora, após a reunião, poderão ter ideias de novas proposituras para auxiliar o trabalho de combate ao vírus na capital. Aproveitei a oportunidade para reforçar também a continuidade das ações que vêm sendo realizadas desde o início da pandemia, como a desinfecção diária dos ônibus”, ressalta Renato Telles.

A Prefeitura instalou, no início da pandemia, recipientes com álcool 70% em todos os terminais de integração; fez a distribuição de máscaras reutilizáveis para os usuários do transporte; determinou às empresas de ônibus o reforço diário na higienização dos veículos, instalou lavatórios extras nos terminais para a higienização das mãos, colocou colaboradores nas entradas dos terminais para fazer a medição da temperatura e orientadores de embarque.

Outras medidas

Somadas às novas intervenções previstas para essa sexta, o superintendente expôs as medidas já empregadas pela Prefeitura de Aracaju, desde o início da pandemia, como a distribuição de mais de 90 mil máscaras reutilizáveis, a desinfecção constante dos terminais, a instalação de recipientes com álcool em gel nas entradas e saídas de todos os terminais, a realização de campanhas de incentivo ao uso correto da máscara, o reforço na higiene diária dos veículos, o aumento da frota em linhas de maior demanda e a presença de colaboradores nos acessos dos terminais para fazer a medição da temperatura dos usuários do sistema.

O Município também determinou um escalonamento no horário do comércio, conforme decreto. Dessa forma, o comércio em geral do Centro da cidade pode funcionar das 9h até às 17h e os demais estabelecimentos funcionam entre 10h e 18h. O objetivo é reduzir a quantidade de pessoas nos ônibus nos horários de maior fluxo.

Nesta quinta, a SMTT também começou a instalar tendas para ampliar provisoriamente a plataforma do Terminal do Mercado, aumentando a área de embarque e desembarque de passageiros.

Com informações da SMTT

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais