Polícia Civil: DHPP elucida 55,3% dos casos concluídos em SE

No ano de 2020, a unidade especializada instaurou 619 inquéritos e finalizou 753 procedimentos investigativos, sendo que, destes, muitos foram decorrentes de investigações de casos que ocorreram em anos anteriores – desde 2015 (Foto: SSP)

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil registrou uma taxa de elucidação de 55,3% de todos os crimes investigados no ano de 2020 pelas cinco divisões que compõem o departamento. A unidade da Polícia Civil é responsável pelas investigações de homicídios e outros crimes conexos. Além de uma taxa de resolução alta, o DHPP também cumpriu 177 mandados de prisão em Sergipe e mais 24 em outros estados, com o apoio das polícias locais, a partir dos procedimentos investigativos de crimes que aconteceram em terras sergipanas. No período, também foram cumpridas 25 decisões judiciais de busca e apreensão.

No ano de 2020, a unidade especializada instaurou 619 inquéritos e finalizou 753 procedimentos investigativos, sendo que, destes, muitos foram decorrentes de investigações de casos que ocorreram em anos anteriores – desde 2015. A diretora do DHPP, delegada Thereza Simony, considerou que o alto índice de elucidação, aliado ao número de prisões e inquéritos enviados à Justiça, é um fator essencial para redução da criminalidade em todo o estado de Sergipe.

“O DHPP, no ano passado, apresentou números consideráveis como resultado de suas ações e operações. É uma taxa bastante significativa de elucidação de crimes. O envio de inquéritos antigos à Justiça, intensificado em 2020, possibilitará que as equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa possam se dedicar às investigações mais recentes, trazendo mais agilidade e eficiência na investigação dos homicídios”, enfatizou.

Thereza Simony também atribuiu o alto índice de elucidação de crimes à participação da população, que forneceu informações e denúncias sobre suspeitos de ações criminosas através do Disque-Denúncia (181), no qual é garantido o sigilo do denunciante. “Outro fator importante do sucesso da atuação do Departamento de Homicídios, no ano de 2020, foi a participação da população, que ligou para o 181, e ajudou a elucidar muitos crimes de homicídio”, complementou.

Inquéritos concluídos

No ano passado, a 1ª Divisão do DHPP finalizou 119 inquéritos, dos quais 20 instaurados em 2020 e 99 em anos anteriores. A 2ª Divisão concluiu 261, sendo 47 de 2020 e 214 procedimentos investigativos decorrentes de crimes praticados em anos anteriores. A 3ª Divisão encerrou 99 inquéritos, dos quais 36 foram de 2020 e 63 de outros anos. A 4ª Divisão finalizou 135 investigações, sendo 40 de ações criminosas que aconteceram em 2020 e 95 em anos anteriores. A 5ª Divisão concluiu 139 investigações, das quais 23 decorrentes de crimes de 2020 e 116 de outros anos. Juntas, concluíram 753 inquéritos.
Divisões do DHPP

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) possui cinco divisões que compreendem áreas da capital e da Região Metropolitana. A 1ª Divisão compreende o Centro, além da Zona Oeste e parte da Zona Sul. Já a 2ª, é referente à Zona Norte e à Barra dos Coqueiros. A 3ª abrange parte da Zona Sul e toda a Zona de Expansão. A 4ª engloba a cidade de Nossa Senhora do Socorro. Já a 5ª Divisão compreende o município de São Cristóvão.

Fonte: SSP/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais