Polícia é acionada para tentativa de resgate no Compajaf

Movimento de policiais no Compajaf (Fotos: Portal Infonet)

Policiais de Sergipe foram deslocados no final da manhã desta sexta-feira, 19, para o Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (COMPJAF), localizado no bairro Santa Maria.

A informação inicial era de que homens tentariam realizar o resgate de presos na unidade prisional segundo informou o presidente do Sindipen, Iran Alves. Policiais Militares e da Rádio Patrulha (RP) estiveram no local e realizaram buscas nas proximidades do presídio. Segundo o cabo Souza Leal, houve disparos do lado de fora e quatro homens foram detidos e encaminhados ao Complexo para averiguação.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindipen), Iran Alves, além da tentativa de resgate no Compajaf, quatro detentos tentaram fugir do presídio de Areia Branca, mas foram impedidos pelos agentes que realizam a segurança do local. Ainda segundo ele, após a tentativa frustrada, outros dois presos conseguiram fugir da unidade prisional, sendo que um foi recapturado pelos agentes.

Policiais fazem buscas próximo ao presídio

“Nós tememos que essas fugas tenham ocorrido para que todo o efetivo policial fosse para Areia Branca e a tentativa de resgate dos presos do Compajaf fosse realizada, só que os agentes mantiveram seus postos e conseguiram realizar o seu trabalho. O que aconteceu hoje no Compajaf é o reflexo do alerta que já fizemos e que infelizmente o agente e a sociedade podem pagar o preço”, lamenta Iran.

Sejuc

Em nota, a Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor informa através do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) que o COMPAJAF não sofreu nenhum tipo de alteração e desmentiu que houve tentativa de resgate no presídio. “Foram ouvidos disparos de arma de fogo e fogos de artifício nas proximidades da unidade prisional, no entanto, o fato não abalou o COMPAJAF. Devido aos estrondos todo o aparato de segurança da unidade foi acionado. Não houve mudança na rotina do presídio, inclusive a visita foi mantida com normalidade. O único fato diferenciado na sexta-feira, no Complexo, foi que na revista rotineira aos pavilhões, os agentes encontraram uma barra de ferro serrada em uma das celas. Esse fato não tem nenhuma relação com o ocorrido nas imediações do presídio”.

A guarnição da RP também esteve no local

Quanto ao presídio de Areia Branca, a assessoria informa que seis internos fugiram do Presídio. Apesar disso, cinco deles já foram recapturados. O grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) está em busca do último fugitivo e logo deverá promover a recaptura. Os presos empreenderam a fuga disfarçados de trabalhadores da unidade, no entanto, logo foram recapturados.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais