Polícia pretende ouvir jovem que desapareceu na Serra da Miaba

Jovem foi resgatada pela equipe do Corpo de Bombeiros e GTA (Foto: Corpo de Bombeiros)

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias em que ocorreu o desaparecimento da jovem Joana Gabriela Coutinho, 21 anos, na Serra da Miaba, em São Domingos. Ela foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) neste domingo, 4.

O delegado Wilkson Vasco já instaurou inquérito para apurar como se deu o desaparecimento da jovem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a jovem teria sofrido uma queda, mas apresentou dificuldades em relatar o que pode ter ocorrido. A Polícia Civil ainda irá ouvi-la para esclarecer o que pode ter levado ao desaparecimento dela. Ainda segundo a SSP/SE, a tendência é que a jovem seja ouvida ainda nesta segunda-feira, 5.

Desaparecimento

A jovem estava desaparecida desde a última terça-feira, 29 de setembro. De acordo com o supervisor do Corpo de Bombeiros, capitão Luiz Jorge, a operação de resgate teve inicio no sábado, 3, e foi concluída no domingo.

“O que nos foi passado por familiares é que a jovem saiu para uma trilha com amigos na Serra da Miaba na segunda-feira,  com previsão de retorno para a quarta-feira,  dia 30, mas isso não aconteceu. Na quinta-feira foi registrado o Boletim de Ocorrência em Itabaiana, mas o Corpo de Bombeiros só foi acionado no sábado dia 3, para fazer as buscas”, relata.

Capitão Luiz conta que a jovem foi encontrada por um grupo de voluntários em uma área de difícil acesso e distante do local onde ela montou acampamento. “Moradores da região e familiares acharam a jovem e nos mandaram a localização. O GTA e o Grupamento do Canil foram até o local para fazer o resgate. Ela foi encontrada num local de depressão, com muitas rochas e de difícil acesso. Era como se fosse uma gruta e tinha água”, detalha.

Resgate de jovem desaparecida na Serra da Miaba
Grupamento do Canil do Corpo de Bombeiros auxiliou na busca da jovem (Foto: Corpo de Bombeiros)

Segundo o capitão, a jovem foi encontrada consciente, desidratada e com um ferimento na cabeça. “Ela foi resgatada e levada pelo GTA até o Aeroclube de Aracaju. Lá uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) já estava aguardando e ela foi levada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)”, conta.

O supervisor orienta a população a adotar alguns cuidados básicos quando for fazer trilhas e esportes de aventura. “Antes de tudo é preciso conhecer o local, isso pode ser feito através de mapas, aplicativos, satélite. Nunca ir sozinho, de preferência na companhia de um guia experiente. Também é recomendado levar uma bússola para se guiar ou mesmo aprender a se guiar pela posição do sol. Sempre levar também um fósforo ou isqueiro para se necessário fazer fogo para chamar atenção”, orienta.

Estado de Saúde

De acordo com informações do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse),  Joana Gabriela  deu entrada no Pronto Socorro do Huse, no domingo, 4, às 18h13 com histórico de confusão mental. A jovem apresenta quadro estável, respira sem uso de oxigênio e tem uma lesão em couro cabeludo com miiase (doença produzida pela infestação de larvas de moscas em pele ou outros tecidos de animais).

Ainda segundo informações do Huse, Joana passou por exames laboratoriais e de imagem como tomografia de crânio e de coluna, foi avaliada pela clínica médica, neurocirurgião e cirurgião geral que constatou um leve edema do lado da miiase. Na tarde desta segunda-feira, 5, passará por uma ultrassonografia, às 14h e será avaliada pela infectologista. Neste momento, a paciente se encontra lúcida e orientada, acompanhada por familiar.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais