Polícia recupera mais dez celulares furtados durante o Pré-Caju

Polícia recupera mais de dez celulares furtados durante o Pré-Caju (Foto: SSP)

Em ações da Delegacia Especial de Turismo (Detur), com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) e da Coordenadoria de Polícia da Capital (Copcal), foram recuperados dez celulares furtados durante o Pré-Caju 2023. As ações policiais ocorreram na sexta-feira, 10, e no sábado, 11.

As investigações da Detur e da Dipol identificaram que dois revendedores autônomos de celulares seminovos estavam de posse de diversos aparelhos. Diante da apuração policial, as equipes realizaram diligências e conseguiram localizar, na casa de um deles, os celulares furtados.

Com essa apreensão, são 64 celulares recuperados pela Polícia Civil. Os suspeitos não foram localizados, mas foram identificados, indiciados e responderão pela prática do crime de receptação qualificada.

Trabalho de devolução

De acordo com a delegada Luciana Pereira, o contato para devolução dos aparelhos recuperados pela Polícia Civil ocorrerá, exclusivamente, por contato telefônico ou por WhatsApp. Mensagens de SMS, e-mail ou com links é indicativo de golpe. “É importante dizer que esse contato que a delegacia vai fazer é via ligação ou WhatsApp. A delegacia não manda mensagens com links, assim como a Apple ou a Google”, enfatizou a delegada.

Em caso de recebimento de links indicando localização do celular, a recomendação é não clicar, pois é indicativo de golpe. “Ninguém manda mensagem. Recebeu uma mensagem com link a pessoa não deve clicar. Se for necessário, procure uma delegacia mais próxima e peça uma orientação. Se alguém entrou em alguma conta, furtou algum valor, procure a delegacia”, orientou Luciana Pereira.

Alguns celulares recuperados em situações de flagrante e também de investigações anteriores já estão sendo devolvidos. Luciana Pereira recomendou também o cadastro no Alerta Celular para ampliar as chances de localização e devolução dos celulares.  “O Alerta Celular tem ajudado bastante, pois, através dele conseguimos o cadastro, o IMEI. São formas de conseguir a localização do aparelho”, comentou.

Operações

Assim como em outras festividades, a Detur intensificou as investigações e operações no Pré-Caju 2023. “Diversos grupos de outros estados foram presos. Todas as prisões em flagrante foram convertidas pela Justiça em preventivas. É importante que as pessoas saibam que a polícia não tem economizado esforços para que uma pronta resposta seja dada”, salientou a delegada.

Denúncias

A Polícia Civil solicita que informações e denúncias que possam levar a polícia a identificar grupos criminosos que atuam com furtos e roubos de celulares podem ser repassadas por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. A Polícia Civil pede que eventuais vítimas desses crimes registrem o boletim de ocorrência, que pode ser feito também pela Delegacia Virtual – https://portalcidadao.ssp.se.gov.br/DelegaciaVirtual.

*Com informações da SSP

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais