Ponte Aju-Barra passa por testes e trânsito é paralisado

Ponte passa por testes de carga
Quem precisou passar pela Ponte Construtor João Alves, na noite de ontem, 9, se deparou com o tráfego paralisado nos dois sentidos. Diferente do que podem ter pensado os mais pessimistas, a ponte não foi interditada e nem está passando por reparos em sua estrutura. 

O que ocorreu foi a realização de uma avaliação de carga. Por conta disso foram feitas quatro interrupções no trânsito, com duração de meia hora cada. Hoje, 10, por volta das 20h, o tráfego será interditado novamente por três vezes, com paralisações de 10 minutos.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra da ponte, Alexandre Alves, as interrupções são rápidas e não prejudicam o trânsito.

Avaliação

O teste é feito colocando-se sobre a ponte uma carga de 45 mil quilos. Através de sensores conectados na estrutura e de computadores, os técnicos fazem a medição da vibração, deslocamente e calculam a variação. Depois emitem um diagnóstico, que até agora não indicou nenhuma irregularidade.

É a primeira vez que a Ponte Aracaju-Barra passa por testes desta natureza, o que é de extrema utilidade para medir a segurança e resistência da estrutura. “Quando a obra é projetada imagina-se que ela suportaria determinado peso. O que estamos fazendo é verificando se os cálculos estão corretos e com isso também podemos constatar se a ponte tem algum problema”, explica o engenheiro Alexandre Alves.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais