Ponte do Parque dos Cajueiros mostra sinais de desgaste

Pilares apresentam sinais de corrosão (Fotos: Aracaju Como Eu Vejo)

Fissuras e acúmulo de sedimentos são outros problemas detectados

Ferrugem ameaça usuários e moradores (Fotos: Portal Infonet)

Ponte Paulo Barreto de Menezes aguarda providências do Governo do Estado

Moradores da região e usuários denunciam a situação dos pilares de sustentação da ponte Paulo Barreto de Menezes, conhecida como Ponte do Parque dos Cajueiros. Algumas colunas apresentam rachaduras e sinais de desgaste, o que vem preocupando aos que passam pelo local com freqüência. A informação vem se espalhando nas redes sociais, e os internautas cobram providências para que a manutenção da estrutura seja realizada o mais breve possível.

Entre as deficiências verificadas pelos usuários, destacam-se a ferrugem e o acúmulo de sedimentos orgânicos nas bases dos pilares, o que dificulta a visão de possíveis avarias maiores. Durante o período de reformas do Parque dos Cajueiros, iniciado em 2001, a interdição da ponte foi descartada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) pelo fato de não oferecer riscos.

Laudo

Em março de 2013, o Ministério Público do Estado (MPE) ajuizou uma Ação Civil Pública solicitando providências por parte do Governo do Estado e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER/SE) relativas às pontes sobre o rio Poxim. A ação, que levou em conta um laudo produzido pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), onde foi detectada a existência de diversos problemas estruturais, solicitava que fosse fixado um prazo de 90 dias para que os órgãos responsáveis iniciassem as obras de recuperação e manutenção das pontes.

Segundo a diretora de projetos da Cehop, Altina Sandra Garcez, a ponte Paulo Barreto de Menezes foi incluída no laudo, produzido no primeiro semestre de 2010. Entre os danos encontrados na ponte, a diretora afirma a presença de fissuras nas fundações em intensidade moderada.

Seinfra

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Energético Sustentável (Seinfra) afirma que assim que a notificação por parte do MPE foi recebida, foi aberto edital para seleção da empresa a realizar as obras de manutenção. No entanto, nenhuma empresa se inscreveu para desenvolver o projeto. A assessoria de comunicação do órgão afirma que a parte burocrática está sendo finalizada para relançamento do edital nos próximos dias.

DER

A reportagem do Portal Infonet tentou entrar em contato com Ancelmo Luiz de Souza, diretor de tecnologia do DER, para levantar mais informações sobre os projetos de recuperação da ponte Paulo Barreto de Menezes e demais pontes sobre o Rio Poxim. Em virtude do horário e encerramento do expediente, no entanto, o diretor não foi localizado. Continuamos à disposição através dos contatos jornalismo@infonet.com.br e (79) 2106 8000.

Por Nayara Arêdes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais