População continua desprotegida nos pontos de ônibus

Ponto sem cobertura no bairro América (Foto: Portal Infonet)

Pontos de ônibus sem cobertura e estrutura de sustentação danificada tem prejudicado os usuários de transporte coletivo neste inverno. O problema já foi noticiado várias vezes pelo Portal Infonet, que recebe constantes reclamações dos usuários. Em relação ao problema, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que o projeto de Lei para a instalação de novos abrigos  está em fase de licitação.

A equipe do Portal Infonet realizou uma reportagem no ano de 2012 sobre a falta de cobertura nos pontos de ônibus em vários locais da cidade. Ao retornar aos mesmos, foi confirmado que os problemas persistem. A população continua exposta ao sol e chuva por falta de coberturas ou estruturas que foram danificadas e nenhuma medida foi adotada para minimizar o transtorno.

A dona de casa Maria José Santos, mora na avenida Desembargador Maynard, e conta que prefere ir andando até o Centro da cidade. Ela reclama que cobertura do ponto de ônibus está totalmente danificada e a estrutura de ferro enferrujada ameaça desabar a qualquer momento.

Usuários reclamam da falta de cobertura na  avenida  Desembargador Maynard

“O ponto de ônibus dessa avenida não oferece nenhuma proteção e ficamos expostos a sol e chuva. Desde o ano passado, os pontos estão nessa situação e nenhuma medida foi tomada. Nem os ônibus estão parando no ponto, passando sempre lotados”, reclama Maria José.

Na avenida Desembargador Maynard, dois pontos foram encontrados sem cobertura, apenas com a estrutura de ferro. Para se proteger do sol, muitos usuários procuram abrigos próximos aos pontos, a exemplo de fachadas de lojas e pontos comerciais.

No bairro América, outro ponto foi encontrado nas mesmas condições. A estudante de Biologia, Jéssica Prado, afirma que o ponto não possui cobertura desde 2011. Ela conta que a partir desse período começou a utilizar o transporte coletivo para se deslocar até a universidade e começou a conviver diariamente com os transtornos causados pelo  descaso em relação aos pontos de ônibus.

Mais um ponto cobertura na avenida  Desembargador Maynard

Segundo a estudante, no período chuvoso a situação só piora. “A gente acaba se molhando ou busca abrigo em pontos comerciais próximos. Acho que deveriam ser instalados pontos em formato de cabine, porque nos protege contra a chuva. Já vi em vários estados essa estrutura e acho que poderia ser adotada em Aracaju também”, disse Jéssica Prado.

A situação da falta de estrutura nos pontos de ônibus se repete em outros pontos da Aracaju visitados pelo Portal Infonet, a exemplo da  rua Laranjeiras,  na  avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Hipernorte, e na avenida Beira Mar em frente ao Parque dos Cajueiros, um dos pontos mais visitados pelos aracajuanos.

Projeto para substituição dos pontos

Ponto em frente ao Parque dos Cajueiros danificado

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) afirma que o projeto já está em processo de licitação para a substituição de todos os pontos de ônibus de Aracaju. Segundo o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, até o fim do ano as novas instalações serão iniciadas.“Todos os pontos de ônibus serão substituídos com um novo modelo protegendo o usuário da chuva e sol. Nos pontos ainda serão oferecidos mapas e letreiros com informações sobre os itinerários”, explica Nelson Felipe.

Na segunda etapa do projeto, as linhas de ônibus poderão ser monitoradas através do celular e smartfhone. “Nessa parte tecnológica os próprios usuários poderão acompanhar o trajeto da linha desejada através de aparelhos eletrônicos. Até o fim do ano o projeto ser iniciado”, adianta o superintendente da SMTT.

Por Adriana Freitas

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais