População de Santa Rosa tem acesso a serviços da SEIDH

A população teve acesso a vários benefícios

A Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) participou, nesta quinta-feira, 14, do Projeto Assistência Social para Todos, realizado pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Lima para oferecer serviços gratuitos à população.

Durante a ação, o cidadão pôde ter acesso a informações sobre o Bolsa Família e Cadastro Único; solicitar a emissão Carteira de Trabalho e Previdência Social no stand do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) com a equipe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seidh; fazer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite na unidade móvel do Programa DST/AIDS; renegociar dívidas e fazer a adesão ao Banese Card. Para as mulheres vítimas de violência, foi disponibilizado atendimento psicológico e jurídico individual no Ônibus Lilás.

Moradora de Santa Rosa de Lima, Dona Maria do Carmo, 46, revelou que não tem problema de pressão alta nem diabetes, mas quis calcular o IMC e pegar informações sobre alimentação saudável para perder alguns quilinhos. “É que a barriga está crescendo, né? Tem que ver como é que faz pra parar”, brincou. Outra Maria do Carmo, esta de 51 anos, também usufruiu dos serviços da Seidh durante a ação. Ela procurou o stand do Bolsa Família pra tirar dúvidas sobre o seu benefício. “Tenho um menino de sete anos no Bolsa, e eu tirava um total e estou recebendo outro. Como eu não tenho renda nenhuma, vim saber o que aconteceu”, disse. Ela ouviu a explicação da equipe da Seidh e foi direcionada ao CRAS para que possa informar a renda e regularizar o cadastro.

Para o prefeito Luiz Roberto Azevedo Júnior, a ação é importante para a população, uma vez que reúne oportunidades de resolução de questões sem a necessidade de deslocamento. “Esses serviços são sempre muito bem vindos porque, apesar de Santa Rosa ser um município de poucos habitantes, sempre temos uma demanda boa para essas ações. As pessoas preferem evitar de gastar passagem para ir até a capital, muitas não teriam mesmo condições de ir. Então, a gente trazendo esses serviços junto com a Seidh e o Banese ajuda muito a população”, pontuou.

Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Danielli Cistiane, a ação acontece de forma continuada no âmbito do projeto, que foi implantado este ano em Santa Rosa. “A gente já trouxe o CEAC Itinerante, o Procon, o NAT de uma outra vez, e realizou um dia de beleza, para atender a população. Agora nós solicitamos à SSP a capacitação dos funcionários da gente para que o RG seja emitido aqui mesmo no município”, disse.

A coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres da Seidh, Edivaneide Paes, palestrou para as mulheres presentes, incentivando a prevenção e a denúncia de casos de violência. De acordo com ela, será criada uma coordenação específica para as Mulheres em Santa Rosa de Lima. “Ainda não tínhamos um organismo de Políticas para Mulheres aqui, então alinhamos com as secretárias da Assistência e da Saúde essa implantação, de extrema importância para o enfrentamento à violência no município. Elas tiveram a sensibilidade de se somar a esta luta, que tem que ser de todos, e na próxima semana estarão conosco, na Seidh, para avançarmos nesse processo”, anunciou.

Fonte e foto: SEIDH

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais