Povoados de Poço Verde têm água apenas para os próximos três meses

Comunidade Queimada Comprida; Poço Verde é composto por seis grandes povoados e cerca de 90 comunidades (Foto: Sebastião Alves/ Poço Verde)

O município de Poço Verde enfrenta uma das piores secas já registradas na região. Sem chuvas, algumas localidades podem ter água apenas para os próximos três meses. Em outros, a previsão é que o abastecimento dure até o fim do ano. Sem água para a agricultura, a produção de milho e feijão foram afetadas, interferindo diretamente com a economia, que é principalmente rural.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio ambiente e Recursos Hídricos, Adriana Souza, parte de Poço Verde tem apenas 30% da água necessária para abastecer a população. “Geralmente as chuvas iniciam entre março e abril, mas esse ano não houve”, lamenta.

Para amenizar a situação, há um planejamento da prefeitura para construir cisternas, açudes e barragens. Um novo alerta sobre a situação de emergência no município também será enviado para a Defesa Civil esta semana. Atualmente, há sete carros-pipa disponibilizados pela Defesa e 128 pontos de abastecimento espalhados por Poço Verde. Entretanto, a escassez preocupa a secretária. “Mesmo se chover nos próximos dias, não resolve a situação, apenas ameniza alguns aspectos como a questão de alimentação animal, por exemplo”, diz.

“Sem chuva, todos sofrem”, completou Adriana Souza. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, a população estimada de Poço Verde é de 23.740 habitantes. A região é composta por seis grandes povoados e cerca de 90 comunidades.

por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais