Praça histórica é entregue após atraso de 14 meses

Local já está disponível para uso da população
(Foto: Janaina Santos/PMA) 

A Praça dos Expedicionários, no bairro Getúlio Vargas, foi reinaugurada na noite desta sexta-feira, 25, um ano e nove meses depois de ter fechado para reforma. As obras da praça histórica foram iniciadas no último ano da gestão de João Alves Filho [fevereiro de 2016], através de convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), orçado em R$ 1,1 milhão.

No entanto, problemas com o andamento da reforma e pendências com o Instituto se perpassaram entre a antiga e a nova gestão da Prefeitura de Aracaju, atualmente do prefeito Edvaldo Nogueira [PC do B]. Esse impasse atrasou a entrega da obra em 14 meses, que acabou gerando revolta aos moradores daquela região. O assunto foi tema das seguintes matérias do Portal Infonet: "Reforma de praça histórica está atrasada há onze meses" e "Demora na entrega de praça histórica incomoda moradores". 

A obra

O espaço no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, que foi completamente urbanizado, é um marco urbano e símbolo da história da cidade. Possuindo uma área de 6 mil metros quadrados, a obra incluiu pavimentação, construção de 28 bancos, recuperação dos monumentos históricos, implantação de nova iluminação e paisagismo, preservando 16 árvores que foram plantadas no século passado e que hoje possuem um valor simbólico para a praça, destacando, também, a importância para a preservação de espécies nativas e que embelezam o espaço urbano.

A obra contemplou, também, a manutenção do entorno da praça, melhorando o aspecto das calçadas e ruas. Entre a antiga estação ferroviária desativada e a praça foi construída uma lombofaixa, para a travessia segura de pedestres. Além disso, também foi realizada a restauração do monumento central, que homenageia os sergipanos que lutaram pela Força Expedicionária Brasileira, com a implantação de painéis artísticos onde foram gravados os nomes dos ex-combatentes.

Por Ícaro Novaes
Com informações da Prefeitura de Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais