Praias de Aracaju e Barra dos Coqueiros estão próprias para banho

Praia de Atalaia (Foto: André Moreira/acervo Funcaju)

Sergipanos e turistas poderão curtir tranquilamente o litoral de Aracaju e Barra dos Coqueiros neste fim de ano. Apesar do receio por parte da população em virtude do aparecimento das manchas de óleo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e Administração Estadual do Meio Ambiente divulgaram que os testes de balneabilidade indicaram que as praias estão próprias para banho.

No monitoramento mais recente, que foi iniciado no dia 25 de novembro e finalizado na última quinta-feira, 26 de dezembro, foram coletadas amostras de água na Praia da Atalaia Velha (em frente aos arcos da Orla), Praia do Banho Doce (em frente ao chafariz), Praia do Refúgio (em frente ao condomínio Lago Paranoá), Praia dos Artistas (Coroa do Meio), Praia do Bonanza (em frente à Passarela do Caranguejo), Praia do Hawaizinho (em frente á Praça de Eventos da Orla), Praia de Aruana (em frente ao Loteamento Aruana), Praia do Robalo (em frente à AABB) e Praia dos Náufragos (Viral). Na Barra dos Coqueiros, as coletas ocorreram na Praia da Atalaia Nova (em frente ao Farol e próximo ao antigo Hidroviário) e Praia da Costa (em frente aos bares).

Os laudos indicaram que nenhuma dessas amostras apresentaram óleo ou graxa. “Esses testes são feitos semanalmente e por meio deles, constatamos que essas praias estão próprias para banho e que atendem aos padrões exigidos pelo Conama, que trata da balneabilidade das praias no Brasil”, explicou o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias.

Sobre as pequenas substâncias oleosas encontradas recentemente nas praias, a Sedurbs esclareceu que há duas origens: óleo impregnado nas pedras do molhe da Coroa do Meio, que em virtude das marés, se desprende e vai parar nas praias, sobretudo, a Praia dos Artistas; e de substâncias presas em corais.

por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais