Pré-Caju:Guarda reforça segurança nos terminais ônibus

Efetivo foi reforçado (Fotos: Divulgação GMA)

O Pré-Caju, maior prévia carnavalesca do Brasil começou. Até domingo, 26, Aracaju irá receber milhares de foliões. Para garantir a segurança dessas pessoas, durante o trajeto até a festa, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) reforçou o efetivo que já trabalha diuturnamente nos terminais de integração da Capital.

Todos os terminais de integração foram potencializados: D.IA., Leonel Brizola (Zona Oeste), Fernando Sávio ( Rodoviária Velha), Maracaju, Atalaia e Mercado, pois grande parte da população usa o transporte público para se deslocar para o evento e a GMA assegura o direito de ir e vir dos cidadãos, como frisa o diretor adjunto, Tenente Jonatas Souza: “É sabido que em torno de 80% dos foliões vem para a festa de ônibus e o fluxo de pessoas nos terminais cresce exponencialmente, por isso a importância da Guarda Municipal no contexto da segurança pública e do evento, pois há muita gente mal intencionada que também se desloca para esse evento”.

Cerca de 60 guardas estarão garantindo a segurança nos terminais de integração

O comerciante William Santos, que comercializa há muitos anos em um dos terminais, ressalta a importância da presença dos Guardiões diariamente no local. “A sensação de segurança, para todos que usam o serviço público de transporte, está ótima. A Guarda está muito bem equipada e na hora que precisa agir, sabe agir. Hoje, mesmo com o Pré-Caju aqui, está tudo tranquilo. Mas você acha que não tem gente querendo fazer o mal? Tem. Mas a Guarda aqui inibe, evita”.

Ao todo, durante o Pré-Caju, cerca de 60 Guardas Municipais (GM’s) estarão trabalhando ininterruptamente junto ao serviço de transporte público, além das equipes motorizadas do serviço ordinário e das equipes da Ronda da Capital (Rondac). “É premissa básica e Constitucional das Guardas Municipais fazer a proteção dos bens, serviços e instalações do município. Assim sendo, ao se ocupar esses espaços públicos de forma ostensiva, como a GMA faz, fortalece a segurança pública e o maior beneficiado é o cidadão que tem o anseio de segurança atendido”, acrescentou o Tenente Jonatas.

Prisão

Em virtude da presença da GMA nos terminais, nesta primeira noite de Pré-Caju, uma ação exitosa culminou com a prisão em flagrante de dois indivíduos que estavam assaltando pessoas que passavam pelo terminal do Mercado.

De acordo com informações do GM3 L. Almeida, responsável pela guarnição que efetuou a prisão, a população acionou a GMA que deteve os indivíduos no entorno do terminal. “Após sermos acionados por uma vítima, os suspeitos empreenderam fuga; então, fizemos perseguição e os abordamos. Com eles foram encontrados duas armas brancas, drogas e 10 celulares que já tinham sido frutos de roubos. Levamos para a Delegacia Plantonista para as medidas cabíveis”.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais