Prefeito recebe moradores do Costa do Sol

0

Reunião no Petroclube
O prefeito Edvaldo Nogueira decretou estado de emergência em cinco áreas de Aracaju, por conta das chuvas registradas na cidade: Porto D’Anta, Costa do Sol, Atalaia, Santa Maria e Zona de Expansão em conseqüência das Chuvas. Ele esteve reunido por toda a manhã desta quinta-feira, 15 no Petroclube, com moradores do conjunto Costa do Sol, que estão abrigados em pousadas e hotéis por conta dos alagamentos e anunciou que a Justiça Federal concedeu liminar favorável à Prefeitura para as máquinas entrem no Condomínio Cristal e façam escavações para desalagar a região.

Edvaldo Nogueira disse que preferiu não acionar a Justiça Estadual. “Eu tenho algumas discordâncias com a Justiça Estadual e sabia que não obteria resultado favorável, por isso entrei com ação na Justiça Federal. Quando o condomínio Cristal foi construído, a prefeitura não autorizou, embargou a obra, mas entraram na Justiça e construíram”, explica Edvaldo enfatizando que a idéia é tentar colocar o canal no curso normal.

Moradores atentos
Quanto a construção dos canais Costa do Sol e Beira Mar, na região Edvaldo Nogueira afirmou que vem tentando há vários meses, a liberação dos R$ 26 milhões junto ao Governo Federal para a execução das obras. “O projeto está pronto, eu já fui à Brasília duas vezes. Depois do feriado, eu e Marcelo Déda iremos nos reunir com o presidente Lula para tratar do assunto”, destaca lembrando que o canal levará um ano para ser construído.

Decreto

“Nós decretamos de interesse público, o terreno da Orla Mar. Ali não pode ser construído nada, pois quando formos fazer os canais é o único ponto de acesso. Sei que a vida de vocês está um transtorno e estamos tentando encontrar soluções para que não ocorram mais enchentes. A preocupação é com o inverno. Com isso, vamos entrar no Cristal, para rebaixar a drenagem e fazer com que as águas escoem mais rápido. Sei que não é uma solução definitiva”, afirma.

Alceu Ivo: “As imobiliárias não querem alugar casas à Prefeitura de Aracaju”
Reivindicações

“Gostaria de saber quando o Plano Diretor de Aracaju será enviado à Câmara de Vereadores, pois é pela falta de um Plano Diretor que os moradores da região estão sofrendo”, entende a diretora do Conselho das Asssociações de Moradores dos bairros Aeroporto e Zona de Expansão de Aracaju, Karina Drummond.

“Aracaju tem um Plano Diretor que foi aprovado quando João Augusto Gama era prefeito, em 1997. Quem disser que não existe, está desinformado. Tem muita falácia, muita gente falando abobrinhas. Depois de cinco anos aprovado, pode ser refeito. O plano está no Condurb e como tem muito erro de português e de concordância, estamos fazendo a revisão ortográfica”, alfineta.

Karina Drumond/Foto: Lízia Martins
Como o prefeito disse ter ficado até mais tarde na prefeitura nesta quarta, 14, saindo correndo para assistir ao jogo do Flamengo, o morador Alceu Ivo rebateu: “Os moradores não puderam assistir ao jogo porque ficaram reunidos até a meia-noite, procurando resposta para as perguntas: Até quando ficaremos no hotel, como recuperar os móveis e as casas que estão com as estruturas danificadas, e os animais de estimação, que muita gente está pagando abrigo? E o pior, entrei ontem em contato com cinco imobiliárias e nenhuma delas quer alugar imóveis para a prefeitura, sem contar que ninguém faz contrato de aluguel para três meses”, lamenta Alceu Ivo.

“Caso as imobiliárias não aluguem, nós poderemos fazer um auxílio-aluguel, enviando projeto para a Câmara. Quero dizer que todas as ações serão passadas para os moradores e que em 12 horas estaremos dando uma posição sobre o aluguel de casas”, garante o prefeito acrescentando que a Defesa Civil vai verificar os problemas de todas as casas do Costa do Sol.

Por Aldaci de Souza

 

Comentários