Prefeitura coleta 4 mil pneus por mês para combater a dengue

Coleta tenta combater a proliferação do mosquito da dengue (Foto: Alejandro Zambrana/PMA
Preocupada com a saúde da população e com o meio ambiente, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém um programa de coleta, armazenamento e reciclagem de pneus em desuso. Em média, 4 mil pneus são recolhidos mensalmente na capital.

“Os pneus são coletados pelos agentes de saúde e trazidos para a Emsurb. Aqui a gente armazena, repassa para a Associação de Fabricantes de Pneumáticos e eles reciclam, distribuindo para empresas de asfalto e sandálias”, explica o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Gilson Ramos.

Dengue

Esse trabalho permanente da Prefeitura de Aracaju tem ajudado não só a preservar o meio ambiente, como também a combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A SMS disponibiliza diariamente um caminhão para transportar os pneus coletados por dois agentes de saúde. A ação faz parte do Programa de Combate à Dengue.

“O serviço é realizado de segunda a sexta-feira e passa por nove bairros por dia. Todos os bairros de Aracaju são atendidos. Em cada um deles, os agentes de saúde realizam vistorias nos terrenos baldios. Além disso, há um sistema de cadastro no qual borracharias podem solicitar a coleta dos pneus descartados”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante.

Armazenamento

Os pneus são armazenados em um galpão da Emsurb situado no bairro Santa Maria, com capacidade para receber em média de 2 mil pneus. Os cidadãos que tiverem interesse em colaborar com o serviço podem entrar em contato com a Ouvidoria da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais