Prefeitura de Aracaju dará apoio logístico à Odonto

A festa acontece neste sábado, 7 (Foto: Divulgação)

Uma das maiores e mais conhecidas festas à fantasia do Brasil acontece neste sábado, 7, em Aracaju. A Odonto Fantasy será realizada no Sítio Terêncio e terá suporte da administração municipal através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) e da Empresa Municipal Serviços Urbanos (Emsurb).

Há 20 anos atraindo multidões de todas as partes do Brasil e colaborando com a movimentação econômica da cidade, o evento requer uma grande mobilização não só para a sua realização, mas também para garantir a segurança do público e organização das vias que cercam o espaço, por isso tem apoio da Prefeitura de Aracaju.

Ações de saúde

Prevenir e conscientizar o público são alguns dos objetivos da atuação da SMS na festa à fantasia. Uma equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais irá distribuir cerca de cerca de 21 mil camisinhas, 10 mil envelopes de gel lubrificante e 3 mil preservativos femininos durante toda a noite. Além disso, ação contará com o apoio de um funcionário fantasiado de Homem Camisinha, que oferecerá panfletos com informações sobre a prevenção combinada envolvendo o diagnóstico precoce, o uso de preservativos e de medicação.

Segundo a técnica do Programa Municipal, Marília Uchôa, os participantes da festa também serão devidamente orientados sobre os testes rápidos oferecidos no local pela SMS. "Não adianta apenas distribuir preservativos sem a devida orientação. Por isso, vamos divulgar que qualquer um pode fazer um teste rápido e gratuito de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento [CTA], que fica dentro do Cemar Siqueira Campos, na rua Bahia", explicou.

A assessora técnica da Secretaria, Débora Oliveira, reforça que essa ação é importante, pois a população não tem se prevenido de maneira adequada. "Os jovens compõem um grupo em que se evidencia um alto crescimento do número de casos de HIV, entre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Por esse motivo, a Secretaria sempre busca promover campanhas para incentivar ao uso do preservativo e dar mais informações sobre o sexo seguro", destacou.

Limpeza e organização

A Emsurb irá atuar na limpeza durante e após o evento na região da festa, além da fiscalização do comércio ambulante. De acordo com o diretor de espaços públicos da Emsurb, Bira Rabelo, o trabalho colaborativo do órgão será de grande valia para o sucesso da festa. “Nossos fiscais irão trabalhar para manter a ordem e o bom funcionamento do comércio ambulante localizado na área externa do evento, bem como as equipes de limpeza. Sabemos que a Odonto Fantasy privilegia os comerciantes que visam para aumentar a renda familiar, por isso, nossa pretensão é que todos fiquem satisfeitos e ajudem a abrilhantar ainda mais uma festa que já se consolidou em nossa capital”, afirma.

Mobilidade

Além de todas as ações dentro do evento, a gestão municipal irá contribuir com a mobilidade do público que vai aproveitar a festa. A operação contará com a presença de 20 agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que estarão no local para organizar o fluxo de táxis e ônibus e combater a ação dos transportes clandestinos.

Para o superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, tais medidas são importantes para garantir a praticidade do deslocamento e de prevenir eventuais acidentes. "Com um serviço de táxi operando rapidamente, as pessoas ficarão mais confortáveis em deixar o carro em casa, afinal, álcool e direção não combinam", enfatiza.

Por se localizar em uma rodovia estadual, além das equipes da SMTT, o evento contará com a intervenção da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), para a organização do trânsito. As operações terão início às 17h e seguirão até o fim do evento.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais