Presidente lança campus da UFS em Itabaiana

Obras visitadas pelo presidente na BR-101
O município sergipano de Itabaiana, a 56 km de Aracaju, teve nesta quarta-feira uma manhã bastante agitada. A cidade, que possui atualmente cerca de 80 mil habitantes recebeu hoje milhares de pessoas da capital e de cidades vizinhas. O motivo da aglomeração foi a chegada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, PT. Depois de visitar as obras de duplicação da BR-101, que facilitarão o acesso ao município, o petista chegou pouco depois das 11h para lançar simbolicamente a pedra fundamental do Campus da Universidade Federal de Sergipe em Itabaiana.

O empreendimento faz parte do programa de expansão e interiorização das instituições federais de ensino superior. Com orçamento de R$ 600 milhões, o programa prevê a criação de 10 novas universidades federais e 40 novos campi em todo o país. Inicialmente, o campus de Itabaiana vai oferecer dez cursos de graduação nas áreas de Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras-Português, Geografia e Administração.

Multidão aglomera-se para ver o presidente
Para o descerramento da placa inaugural, que aconteceu no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Caic -, um palanque foi montado para recepcionar a autoridade presidencial, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e diversos políticos, além do presidente do DCE da UFS e do reitor da instituição.

Novidades – De acordo com o ministro, o vestibular para o preenchimento das vagas no novo campi está marcado para o próximo mês de junho, e as aulas previstas para agosto deste ano. “Um dos principais compromissos do presidente é com a educação do país. Esse campus (em Itabaiana) há de ser o primeiro de muitos outros que se expandirão por Sergipe e pelo Brasil”, declarou o ministro da Educação. Ele informou também que serão entregues uma escola técnica em Neópolis e outra em Aracaju, financiadas por recursos federais.

Já a governadora em exercício, Marília Mandarino, PPS, apesar de ter elogiado a iniciativa do Governo Federal, afirmando que os jovens sergipanos terão melhores oportunidades de profissionalização, passou por um momento tenso durante o seu discurso. Ao se mostrar receptiva às iniciativas do Governo Federal, apesar das adversidades partidárias, um público desacreditado começou a vaiar a vice-governadora. Esta, alheia às vaias, aproveitou para anunciar que Sergipe será o primeiro Estado brasileiro a ter vestibular gratuito para todos os estudantes de escolas públicas.

Autoridades dividem o palco com Lula
A estrela da festa –
O presidente Lula começou o seu discurso descontraindo os presentes, dizendo que não citaria o nome das autoridades que estavam no palanque uma outra vez, senão estas ficariam mais famosas do que ele mesmo. Brincadeiras à parte, o presidente tentou explicar as pessoas assuntos polêmicos, como a não-instalação da refinaria da Petrobras em Sergipe e a falta de outros campi da UFS em municípios sergipanos.

“Faremos 42 extensões universitárias somente neste ano. Mas primeiro vamos concluir as que estão em andamento, para só depois pensar nas outras. A nossa idéia é implantar o ensino superior em todo o Brasil. A universidade é que tem que ir onde o aluno está, e não o contrário”, explicou.

O presidente falou também de programas que, segundo ele, têm dado certo pelo país, a exemplo do Bolsa Família, que atende a mais de 150 mil famílias sergipanas, e do Luz para Todos, que tem levado energia elétrica ao interior do Brasil. O presidente encerrou seu discurso sobre educação com a frase: “Cada tijolo a mais em uma escola significa um tijolo a menos em uma cadeia”.

Novo campus – A sede da extensão da UFS em Itabaiana funcionará em um prédio cedido pela prefeitura municipal, que já está sendo reformado para as novas funções. O Ministério da Educação firmou convênio com a Universidade Federal de Sergipe, no valor de R$ 10,2 milhões, que serão desembolsados até 2007. Os recursos incluem a reforma do prédio atual, a construção de um outro, no mesmo terreno, e a transformação do ginásio de esportes em um auditório. 

Por Andreza Azevedo
Da Redação do Portal InfoNet

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais